Dentro do curso de administração, aprende-se que o profissional desta área possui quatro funções claras que são: Planejar, Dirigir, Controlar e Executar, no caso elas devem agir uma depois da outra, ou seja, nesta ordem clara e perfeita. A primeira é o ato de planejar, ou seja, estabelecer um planejamento, para que depois venhamos a tomar riscos mediante este ato. Sem planejamento os riscos são maiores, e não é diferente dentro da área financeira, isto é chamado de: Planejamento Financeiro.
Este ato supramencionado é apresentado ao administrador como sendo de suma importância, pois a saúde financeira é ponto vital organizacional e também dentro da vida pessoal, e por isto deve agir de uma forma com previsibilidade, sendo que deve ter os passos calculados para que não venha a atingir consequências desagradáveis ao administrador. Sendo assim, sabe-se importância deste para a administração e da mesma forma para a empresa em que atuará, pois, tomar decisão é uma tarefa muito difícil e deve ser precisa, com base no planejamento.
Com base nos relatórios contábeis, tem-se uma base para tomar decisões de cunho financeiro e permite ao administrador olhar para o futuro em que vai atuar, no caso, dentro da administração. O planejamento financeiro gerará um plano, que no caso norteará o funcionamento das empresas e nisto entra o profissional da gestão e consequentemente os conhecimentos que lhe foram conferidos no curso que ele realizou.
Por tudo isto que foi apresentado acima, sabe-se que a disciplina de planejamento financeiro possui uma grande importância na administração, pois é analisada dentro da gestão financeira, que permite ao gestor, ter uma maior previsibilidade, correr menos riscos e atuar mais profissionalmente dentro da sua área, com mais competência gerando assim, para a empresa, uma competência maior no uso de seus ativos financeiros.
Administrar uma empresa é tarefa do administrador, e tendo todos os recursos contábeis nas mãos e a capacidade de elaborar um planejamento claro e conciso que faça com que a organização, seja ela que qualquer porte, em que trabalhe, ou até mesmo sua vida pessoal, no caso de quem o aplique, renda frutos que colherá no futuro em grande escala e seja favorável, gerando rentabilidade.