Por acreditar que na nossa região do Oeste Goiano é preciso de diversificação de atividade econômica é que investi no plantio de uma área de alqueires de eucalipto, em nossa propriedade, na Fazenda Rica, município de Ivolândia.
Acredito que seja com relação a criação de animais ou quanto a plantios é preciso diversificação. Isto, quando se leva em conta as características da região, é negócio com lucratividade. No meu caso, foi escolha acertada.
O plantio de eucalipto dá mais rentabilidade do que a pecuária, seja de corte ou leite. O preço do metro cúbico hoje está em 75,00 para lenha. Essa é uma cultura rústica, de fácil zelo, porém, requer alguns cuidados com algumas pragas como formiga e cupim. No plantio do eucalipto as terras não precisam que sejam férteis. Até mesmo em terrenos arenosos obtém-se boa produtividade. A região tem solo e clima muito adequados ao eucalipto. No Brasil, as terras para eucalipto são até melhores do que na Austrália, de onde essa planta é nativa.
Em fases como no plantio e no corte (colheita) a cultura do eucalipto gera empregos temporários. É uma atividade que é recomendada no consórcio com pastagem, pelo sombreamento que proporciona aos animais e pela rapidez no crescimento (em média 5 metros/ ano). Por todas estas razões é muito recomendável para a região do Oeste Goiano a cultura do eucalipto. Estamos satisfeitos. Recomendamos aos demais produtores rurais da região. Inclusive, estamos abertos a orientar no que for necessário aos interessados.