Texto de Ivane Assunção
É fundamental entender para que promova alteração de hábitos e atitudes entre os pares, e até mesmo da família do que é o espectro autista. Isso ajuda a minimizar estigmas e preconceitos, além de criar um ambiente afável para todos.
O autismo na sociedade e na escola é um tema importante e relevante para discutir, pois a inclusão dos autistas é essencial para garantir uma educação de qualidade e igualdade de oportunidades. É notório em nossa cidade o aumento de diagnóstico do espectro, e para acolhe-los, primeiro precisamos entender quem é o autista, depois entender o Autismo como um espectro.
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a forma como uma pessoa percebe, interage e se comunica com o mundo ao seu redor, ele possui inteligência múltipla, mas nem sempre consegue se expressar. O autismo é um espectro, o que significa que existem disparidade de níveis de funcionamento e uma ampla multiplicidade de características associadas a ele, é por isso que não existe autista “igual”. E não se pode diagnostica-los por se “parecer com um autista conhecido”.
O autista sofre alteração sensorial, ocasionando desnível sensitivos, caracterizado por desenvolvimento atípico, o que significa que o ambiente precisa ser aprimorado respeitando suas sensibilidades e limites. isso não se pode rotular que este ou aquele não aprende, ou é agressivo, ou não tem as mesmas estereotipias, etc. É importante ressaltar que os níveis são usados como guias gerais e que cada pessoa no espectro autista é única, com suas disposições combinadas de habilidades e desafios.
O autista sofre alteração sensorial, ocasionando desnível sensitivos, caracterizado por desenvolvimento atípico, o que significa que o ambiente precisa ser aprimorado respeitando suas sensibilidades e limites. Existem alguns sinais comuns que podem indicar a possibilidade de autismo, incluindo: Atraso ou ausência de fala; Dificuldade em fazer contato visual ou manter o contato visual; Dificuldade em compreender o significado de gestos e expressões faciais; Resistência ao contato físico ou abraços; Comportamentos repetitivos ou estereotipados, como bater as mãos ou balançar o corpo; Interesses restritos e intensos em determinados assuntos ou atividades;
Dificuldade em brincar com outras crianças.
O Autista é um espectro, não uma deficiência ou uma doença.
Ivane Assunção é Pedagoga e Teóloga. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, ABA- Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Análise e Interpretação do Desenho Infantil e Gestão Escolar. Capelã Eclesiástica. Coordenadora do CREAS e CEAM e Presidente do Conselho da Mulher. Contato: @ivane_neuropsicopedagoga / 064984314534 / Galeria Goiás / Av. Goiás, 175 – St. Central, Iporá – GO