O olhar das contribuições do Atendimento Educacional Especializado na educação infantil chegou na prática pedagógica da cidade de Iporá, com objetivo de sustentação e preparação da inserção dos bebês e crianças bem pequenas com necessidades educacionais especiais no ensino regular.
Está em processo de implantação a Sala de Educação Precoce, que funciona no Núcleo Infantil Padre Wiro e atende todas as crianças com necessidades educacionais especiais matriculadas nas Unidades Escolares de Educação Infantil de 0 a 3 anos da cidade de Iporá.
O trabalho contará com um setor específico de terapias, composta por educador físico, fonoaudióloga, psicóloga e psicopedagogo, tendo referência no atendimento de estímulos precoce na região. A Sala de Educação Precoce já está funcionando com uma profissional especialista em Psicopedagogia professora Maria Lúcia Xavier e a aceitação por parte de toda comunidade escolar foi muito positiva.
Os atendimentos serão realizados de forma individualizada, de acordo com as necessidades específicas e fase do desenvolvimento de cada criança, ou em grupos analisando a especificidade de cada uma delas, além do suporte psicológico e assistencial aos pais, quando necessário.
Mas qual a importância das Salas de Educação Precoce?
A IMPORTÂNCIA DAS SALAS DE EDUCAÇÃO PRECOCE
Toda criança deve ter condições apropriadas para se desenvolver desde seu nascimento. Nos casos de diagnóstico de alguma deficiência, logo no nascimento, ou prematuridade, faz-se necessário uma atenção imediata para que medidas de intervenção sejam tão logo garantidas e a evolução do desenvolvimento da criança não fique ainda mais comprometida. Assim como nas áreas médicas, que inúmeras providências são tomadas, a área da Educação também tem um posicionamento importante diante dessa criança, para que logo no início da vida, o bebê comece a ser estimulado com enfoque pedagógico. A educação precoce é fundamentada na compreensão de que os primeiros anos de vida são um período crucial para o desenvolvimento cerebral e das habilidades básicas, como a linguagem, a cognição e as habilidades sociais. Ser acompanhado por professores Pedagogos e professores de Educação Física tem se mostrado muito favorável no desenvolvimento global e inserção na escola, com enfoque na inclusão no ensino regular aos 04 anos de idade.
As salas de Educação Precoce são programas ou práticas educacionais direcionados normalmente a crianças de zero a 03 anos e 11 meses, antes da idade do ingresso na educação formal obrigatória. Tem como principal foco o desenvolvimento socioemocional, cognitivo e físico da criança por meio de atividades lúdicas e interativas que despertem o aprendizado. É uma abordagem que reconhece a importância essencial dos primeiros estágios do desenvolvimento infantil através de estímulos e oportunidades de aprendizado nos primeiros anos de vida.
Os programas podem englobar diversas abordagens conforme a faixa etária, e os diferentes objetivos diante da especificidade de cada criança. Envolvem a promoção de atividades que estimulem o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e social. A relação com a família também deve ser estimulada, é desenvolvido um trabalho conjunto entre professores, família e equipe multidisciplinar, quando possível. São programas especialmente importantes para que as crianças possam enfrentar os desafios do desenvolvimento de forma positiva e inclusa.
Consequentemente, os programas de Educação Precoce devem ser cuidadosamente planejados e implementados pelas Secretárias de Educação buscando a qualidade no atendimento, o equilíbrio entre o aprendizado formal e a exploração lúdica. A Educação Precoce exige investimentos em ambientes adequados e na formação e capacitação dos professores para atuarem nessa etapa tão fundamental e importante no caminho de uma Educação Inclusiva. E assim contribuir para reduzir desigualdades educacionais, melhorar os resultados educacionais e sociais, ao longo prazo, além de promover um desenvolvimento saudável e holístico das crianças.
ARTIGO ESCRITO POR:
Professora Simone Adami Santos Peixoto
Servidora Pública, Professora da Educação Precoce e do AEE, da SME de Valparaíso de Goiás.
Mestranda em Gestão, Educação e Tecnologia – UEG Luziânia – GO
Especialista em Fisiologia do Exercício – Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil; Orientação Educacional – Faculdades IESGO, IESGO, Brasil; Ensino Especial e Atendimento Educacional Especializado – Faculdade de Patrocínio, FAP, Brasil.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7058554097187756
Sala Multiprofissional de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Iporá.
Psicopedagoga M.ª Ana Paula,
Psicóloga Escolar Gabriela Cândida Campos e
Psicopedagoga e Interprete de Libras Ana Cristina.