Uma das melhores decisões que tomamos em 24 anos de empresa foi a implantação de energia solar no prédio do Oeste Goiano, contemplando a empresa (térreo) e dois apartamentos (pavimento superior).
Temos dito que foi das melhores decisões porque contempla dois aspectos, ambos importantes: econômico e ambiental. No lado econômico, será um custo a ser pago em três anos (financiamento) e, a partir de então, três contas que ficarão quase zeradas, apenas nas mínimas, previstas em lei em favor da Enel, a companhia distribuidora de energia em Goiás. A economia pode ser de 95% nas contas de luz.
Pelo lado ambiental, fomos atraídos por aquilo que hoje precisa ser voz corrente e prática cada dia mais em uso. Nada mais ecologicamente correto do que usar a irradiação solar que nos chega generosa e gratuitamente. Felizmente, a tecnologia baixou custos e agora a energia solar veio para ficar, sendo a cada dia mais usada em casas residenciais e estabelecimentos de negócios.
No prédio do Oeste Goiano (acima do telhado) foram instaladas 64 placas fotovoltaicas, que captam energia equivalente a 20 kWh. Com 30 dias de uso, já temos plena convicção de que foi um investimento muito bom, tanto no plano econômico quanto ambiental.
Na negociação e instalação nós contamos com a empresa Eco Power, a qual por meio de Liomar José da Cunha, fez um serviço que foi devidamente aprovado pela Enel. A energia gerada durante o dia gera créditos para uso no período noturno ou quando a luz do sol não carrega as placas fotovoltaicas.
Traz bem estar pra gente saber que estamos fazendo uso de um sistema que em nada agride o meio ambiente, que não estamos dependendo das hidrelétricas em rios. O sistema começa a funcionar logo pela manhã, gerando assim energia elétrica de acordo com a intensidade da luz solar. Você pode estar gerando boa parte do seu consumo e pode até gerar um excedente, criando assim créditos energéticos para consumir depois. Caso tenha gerado créditos durante o dia, você os consome à noite possibilitando até zerar seu consumo de energia total. A gente não precisa de bateria para armazenar energia. O próprio relógio da concessionária contabiliza todos os seus créditos.
Nós do Oeste Goiano damos o testemunho de que realmente algo muito compensativo o investimento em energia solar.