Os municípios que integram a região Oeste Goiano possuem territórios onde existe grande diversidade de recursos minerais. Dados recém publicados do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) fornecem mapeamentos detalhados dos recursos minerais e geológicos. No ano de 2021 foram lançados produtos que auxiliam na pesquisa mineral:
• Mapa de Recursos Minerais do Oeste de Goiás
• Mapa Geológico-Geofísico do Oeste de Goiás
• Mapa de Favorabilidade para Ouro do Oeste de Goiás
• Mapas Geológico-Geofísico das folhas Iporá, Amorinópolis, Ivolândia, Caiapônia, Piranhas, Bom Jardim de Goiás, Araguaiana, Fazenda Nova, Jussara, Sanclerlândia, Santa Fé, São Luís de Montes Belos, Itaberaí e Nazário.
• Relatório de Geologia e Metalogenia do Oeste de Goiás
Tais mapeamentos possuem uma escala detalhada (1:100.000), contribuindo muito para a localização de ocorrências minerais importantes economicamente. O relatório dispõe de informações imprescindíveis para a pesquisa dos minerais e para verificar a viabilidade da extração.
Alguns minerais abundantes na região de uso imediato na construção civil são: Areia (de rio ou de sequeiro), Argila, Cascalho, Rocha para produção de Brita e Rochas ornamentais para produção de Mármores e Granitos, Calcário para correção da acidez dos solos, etc.
Entre outros recursos minerais que ocorrem na região Oeste Goiano estão: ouro, níquel, titânio, cobre, fosfato, potássio, diamante, etc. Algumas substâncias minerais podem ser retiradas através do garimpo legalizado, como ouro, diamante e outras pedras preciosas e semipreciosas. Para isso é necessário primeiramente o registro de permissão de lavra garimpeira, que pode ser solicitado junto a ANM (Agência Nacional de Mineração).
A interpretação desses produtos por técnico qualificado, contribui para a localização das ocorrências minerais no campo, e assim proceder o requerimento de pesquisa junto ao órgão responsável, que é a ANM (Agência Nacional de Mineração). O código de mineração diz que qualquer brasileiro ou empresa podem fazer o requerimento de pesquisa mineral para deter o direito minerário.
Atualmente os trabalhos de requerimento de pesquisa e registro para licenciamento foram facilitados, pois não há necessidade de deslocar até a capital Goiânia para protocolar o requerimento na ANM. Agora pode ser formalizado o protocolo por meio eletrônico, no site da Agência, por um profissional qualificado (responsável técnico).
Para realizar o Requerimento de Pesquisa é necessário verificar se a área está livre, se já existe alguém ou alguma empresa pesquisando ou extraindo naquela região ou até mesmo se a área é protegida ambientalmente. Esse passo é muito importante pois outra pessoa ou empresa pode ter a autorização sobre aquela área, se esse for o caso, você não poderá seguir com a sua solicitação junto à ANM.
Na região Oeste Goiano, existem muitas áreas requeridas para pesquisa e extração mineral, inclusive por empresas mineradoras multinacionais como Anglo American, Yamana Vale, entre outras. Entretanto existe muito espaço livre com potencial mineral para proceder o requerimento de pesquisa. Num futuro próximo, é promissor a implementação de extração mineral em grande porte, contribuindo com o desenvolvimento econômico da região.