Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Há precauções necessárias para pagamentos eletrônicos/pix

Thaynã Avelar: advogado deixando alertas
Pagamento de títulos por meio de boleto, transferência eletrônica ou PIX precauções necessárias. Dinheiro, a origem dos termos, dinheiro e moeda. Estas duas palavras são de origem latina, remontando à civilização romana. “Dinheiro” deriva de denarius, que era uma pequena moeda de prata cunhada durante a Antiga República Romana.

Pois bem, sabendo de onde provém a semântica da palavra é importante também sabermos sobre a quantidade e as formas de dinheiro existentes no mundo.

Todavia, a quantia que existe no mundo, que é estimada em 60 trilhões de dólares e que desses valores o total das cédulas de papel é de menos de 6 trilhões de dólares, ou seja, mais de 90% do dinheiro que aparece em nossas contas (50 trilhões) de dólares, existem apenas em servidores de computadores ou de maneira eletrônica. Assim recomendo o estudo do Livro, Sapiens: Uma Breve História da Humanidade. Yuval Noah Harari, nesse exemplar o autor israelense destaca bem sobre esse assunto.

Partindo dessa primícia e levando em conta que a globalização, geopolítica, métodos de negociação, comércio, pagamentos e compra e venda, essas estratégias estão sempre em evolução e assim há sempre melhorias nessas práticas, temos que ter meios para nos precaver contra as fraudes e problemas decorrentes desses pagamentos e no uso do dinheiro eletrônico.

As dicas são as seguintes, quando forem pagar boletos, realizar transferências eletrônicas, proceder envio por meio do PIX (pagamento instantâneo brasileiro), por exemplo, tome os seguintes cuidados:

1 – Verifique se o site de onde veio o boleto ou a chave PIX é de confiança, por meio de pesquisa na internet, no buscador google, escrevendo o nome da empresa, vale dar uma olhada também em sites de reclamações na rede, por exemplo em dos mais famosos o Reclame Aqui;

2 – Faça uma verificação no número do CNPJ que consta no boleto ou se for chave PIX por meio do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica-CNPJ, veja como fazer o procedimento de verificação no artigo (LINKS PARA EMISSÃO DE INÚMERAS CERTIDÕES), que consta no meu livro, Gatilhos Jurídicos Úteis na Vida Cotidiana, bem como no meu blog;

3 – Ao consultar o CNPJ role até a página de verificação da Certidão CNPJ e logo abaixo terá acesso a opção para observar quem são os Sócios da Empresa, através da Consulta Quadro de Sócios e Administradores – QSA, assim saberá quem são as pessoas fisicas que representam aquele ente personificado ao qual irá realizar o pagamento, se for o caso de pessoa fisica, caso seja o contrário a busca via CPF também é possível junto ao site da Receita Federal;

4 – Por fim, faça um checklist, conferindo valores, data de emissão e vencimento, CNPJ do favorecido, instituição bancária que gerou o documento que será pago e se os responsáveis, se a Pessoa Física possui correlação com a Pessoa Jurídica (como explicado anteriormente) após todos esses cuidados, estando tudo correto realize o pagamento, transferência eletrônica ou realizado o PIX (pagamento instantâneo brasileiro).

THAYNÃ DIAS FERREIRA AVELAR. Escritor. Investidor. Esportista. Leitor. Genesis 1-26, se mantém advogado (Inscrito na OAB/GO sob o número 40.568). Formando em Direito pela Faculdade Montes Belos (2011). Pós-Graduado em Direito Público-2014, Direito Penal/Ciências Criminais-2016 (ambas pela Faculdade Montes Belos), Gestão em Recursos Hídricos-2020 (UEG-Campus Iporá-Goiás) e Sistemas Integrados em Produção Agropecuária-SIPA-2023 (Instituto Federal Goiano-IFG Campus Iporá-GO). Autor dos Livros: 1º-Gatilhos Jurídicos Úteis na Vida Cotiada. 2º-8760 horas em 52 Semanas e 3º-12 Meses em 1 Ano. Proprietário fundador do Escritório que leva seu sobrenome Ferreira Avelar Advocacia. Consultoria e Assessoria Jurídica, com sedes e atuação nas cidades de Iporá-GO e Israelândia-GO.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-05-18-at-05.48
Mecanização Agrícola Sustentável: tecnologias e perspectivas
arnon-geraldo-ferreira
A política está no centro de nossas vidas e temos que participar
WhatsApp-Image-2024-04-20-at-19.20
Foco em Franz Kafka: um objeto perdido que persiste?
WhatsApp-Image-2024-04-04-at-3.24
Por boa conservação de estradas e sem lixo em suas margens
maercio-martins
Reflexão sobre eleição em Iporá
WhatsApp-Image-2024-05-18-at-05.48
Mecanização Agrícola Sustentável: tecnologias e perspectivas
arnon-geraldo-ferreira
A política está no centro de nossas vidas e temos que participar
WhatsApp-Image-2024-04-20-at-19.20
Foco em Franz Kafka: um objeto perdido que persiste?
WhatsApp-Image-2024-04-04-at-3.24
Por boa conservação de estradas e sem lixo em suas margens
maercio-martins
Reflexão sobre eleição em Iporá