“Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”. (Raimar Richers)
Não existe um conceito de marketing universal, cada autor expõe sua forma de interpretar. Mas neste artigo em especial, é buscado explicar o marketing na perspectiva de Raimar Richers, um dos primeiros especialistas de marketing do Brasil, citado logo no início deste artigo. É sabido que para que uma ampla quantidade de pessoas fiquem a par de determinado assunto, devem ser feitas ações que possibilitem isso. Mas isso em termos de conceito se limita apenas à publicidade. Publicidade é uma parte do marketing.
Em muitos livros e artigos podemos encontrar definições de tipos de marketing. Ações que visam melhorias dentro de uma empresa, por exemplo, são chamadas de ações de endomarketing. Analisemos o caso: determinado gerente de recursos humanos promove uma competição em que o vendedor que conseguir o melhor resultado do mês ganha um determinado prêmio. Esse tipo de ação estimula o vendedor a querer conquistar mais clientes, e isso envolve vários outros fatores como bom atendimento, pós-venda, dedicação etc. É uma ação que chega ao cliente, mesmo que de forma indireta.
Ao adentrarmos o mundo dos negócios, é necessário um planejamento de ações que aperfeiçoe a forma como a empresa chega ao seu público alvo. A questão é que cada vez mais o mercado exige inovação e criatividade para atrair clientes. O jogo de concorrência dá oportunidade para que os clientes estejam mais atentos ao que as empresas colocam como vantagens em relação aos seus produtos/serviços. Assim, a empresa que quiser estar a frente necessita estar atenta ao que seus clientes desejam. Um aspecto importante a ser analisado é a forma como as pessoas tem se interagido ultimamente. De tempos em tempos a sociedade expande os meios de se comunicar. É preciso estar de olho a esses meios e identificar as formas mais eficazes para que seu marketing atinja o público da melhor maneira possível. Atualmente temos acompanhado o crescimento da internet como ferramenta para marketing digital, que é outro tipo de marketing. Marketing Digital, lembrando novamente o conceito dado por Raimar Richers, nada mais é do que ações feitas com expectativa de troca, utilizando de meios digitais, como pcs, celulares, tablets e etc.
E sua empresa, está acompanhando as novas tendências? Na região em que você se situa a internet tem ganhado espaço? As redes sociais tem se tornando um meio de comunicação habitual no dia-a-dia das pessoas? Todas essas perguntas são importantes para que se possa dosar a importância em que se deve tratar os novos meios que surgiram. Estar a frente requer esta análise, e muito mais que isso, requer ações.
Entretanto, entende-se depois dessa reflexão que se preocupar com o marketing da empresa é importante para a sustentabilidade do negócio, já que sem o cliente não se pode esperar que uma empresa seja próspera. Conclui-se também que é preciso estar atento aos novos meios em que o público alvo está utilizando para se interagir, uma estratégia utilizada há séculos pelo mercado mundial.