Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Nos alegramos com o sucesso crescente do Encontro de Muladeiros

Nós do Oeste Goiano vimos o Encontro de Muladeiros surgir em meio a indecisões e, ao longo de 12 anos crescer, e muito! Cresceu ao ponto de ser a maior marca de Iporá fora da cidade, com a qual se apresenta para o Brasil e para o mundo!

 

Há 12 anos, um grupo de muladeiros nos procurou falando em fazer uma festa que era mais para eles do que para o público externo. Era um encontro de comitivas. Eram menos de 20 comitivas.

 

Na época, Corival nos pediu que criássemos a marca do evento, a logomarca, o que foi feito por nós (mesmo não sendo nossa especialidade), juntamente com a mídia de divulgação para a ideia que surgia e nos orgulhamos de nos mantermos prestando esse serviço. E bastou um primeiro evento, um desfile emocionante, debaixo de muita chuva, para se perceber que o assunto podia preencher uma lacuna na região, no Estado e no Brasil.

 

Para o segundo evento a diferença já foi enorme, com um número muito maior de participantes! Essa “família de muladeiros” (como gostam de serem tratados) chega agora a ser de mais de 100 comitivas presentes e até uma da Colômbia, que aqui estava. Além das comitivas, chegam pessoas em separado, dos mais diversos lugares: Ceará, Pará, Paraná, etc… Ao todo, eram 15 estados representados, sendo bem recebidos na cidade.

 

Cada presidente da Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog) fez seu papel. Desde o médico Ivan Godinho, primeiro presidente, cada qual dedicou seu esforço. Passaram pela presidência também João Benedito, Valdjan, Corival e Uilismar (Uilian), atual organizador. Com ajuda de suas diretorias, esses presidentes foram ganhando conhecimento e fazendo o evento ir ganhando conceito além das fronteiras. A estrutura do Parque de Exposição é adaptada para receber esses visitantes, e o que se ouve é que esta simplicidade é que torna o evento acolhedor, diferenciando dos demais do mesmo seguimento. As comitivas se instalam de forma simples, usam itens que resgatam as tradições em suas decorações. Esse local vira um ponto de encontro de amigos, amizades muitas delas, feitas ao longo dos encontros. Trocam experiências, fazem negócios, sempre em clima de alegria. Se encontram também no local onde todos os dias é servido o café da manhã para todos os presentes no parque, juntos se reúnem o grande criador e o simples tratador.

 

Além dos shows, vários atrativos agregam valor à festa: Garota Amog, concurso para escolha de uma que represente as belas Muladeiras, esse ano ficou sob a organização de José Reis e Gizele. Queima do Alho, onde as comitivas disputam quem melhor cozinha a comida tropeira, Dolorita Neta conduziu brilhantemente. Leilão de Muares, Provas de Marcha, Ranch Sorting, Concurso de Morfologia e de Traia, Provas de Rédea, Prova de 3 Tambores, esse ano com a novidade do Concurso de Trançador e Berranteiro e Torneio de Truco. Mas o mais esperado deles é o Grande Desfile de Animais, onde as ruas lotam de admiradores.
Essa hoje é a marca maior da cidade. É desse forma que Iporá é mais conhecida, como Capital Nacional dos Muladeiros.

 

Não resta dúvida de que Iporá está ganhando muito com o este Encontro. Além da auto estima elevada de nossa gente, ganha a economia com milhões de reais movimentados em hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, bares, supermercados, aluguel de casas, etc…
Que essa escalada de aperfeiçoamento continue. Com o passar do tempo, o evento vai ganhando novas características, nos primeiros, os shows eram regionais, hoje já se tem a presença de grandes shows com estrutura pra acontecer mesmo com a forte chuva, como no sábado, que teve a presença de milhares de pessoas. Estão aperfeiçoando, mas sem deixar de ter o muar, animal tão tradicional em nossa história, como personagem principal do evento de todo mês de janeiro em Iporá.

 

Parabéns à toda diretoria, Uillismar (Uilian) atual presidente, Marcos Antônio, Aristides, Adail, Túlio Petr’Aver, Abelardo, Cacildo, Carlão, Corival, Davi Elkson, Túlio Rezende e Waldijan. Estaremos sempre torcendo pelo grande sucesso da festa!

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2025-01-19-at-08.06
A solidão, essa amiga intrometida
WhatsApp-Image-2024-12-20-at-15.23
Entes queridos partiram. Como lidar com isso nas festas de final de ano
WhatsApp-Image-2024-11-19-at-17.42
Obra no alto do Morro precisa levar em conta impactos ambientais
WhatsApp-Image-2024-10-22-at-19.49
O monopólio da esperança como perpetuação da miséria
WhatsApp-Image-2024-10-18-at-06.05
A gestão pública em Iporá e suas expectativas
WhatsApp-Image-2025-01-19-at-08.06
A solidão, essa amiga intrometida
WhatsApp-Image-2024-12-20-at-15.23
Entes queridos partiram. Como lidar com isso nas festas de final de ano
WhatsApp-Image-2024-11-19-at-17.42
Obra no alto do Morro precisa levar em conta impactos ambientais
WhatsApp-Image-2024-10-22-at-19.49
O monopólio da esperança como perpetuação da miséria
WhatsApp-Image-2024-10-18-at-06.05
A gestão pública em Iporá e suas expectativas