No dia 22 de setembro foi comemorado o dia do CONTADOR, me orgulho muito de ter iniciado em 1988 – no colégio Elias Gomes da Rocha, o saudoso curso de Técnico em Contabilidade, por vontade e por não ter adaptado ao Curso Cientifico e deixando de ir pra Rio Verde cursar Técnico Agrícola.
Cursei de 1988 a junho de 1990 e me transferindo para Goiânia, quando conclui o curso, digo que aprendi muito e passei a gostar da área da contabilidade o que me fez seguir em frente 2008 conclui o curso de Ciências Contábeis.
Após estudar tanto a nível técnico e graduação, percebi e ainda percebo a grande área de atuação que um Contador pode ocupar junto a sociedade, não ficando apenas no campo de um mero escriturador de notas e confeccionador de guias gerando a sensação para o cliente de um criador apenas de despesas para a empresa ou outras atividades.
Atualmente com a era digital o Contador com o auxilio de um bom programa de contabilidade e gestão podemos mudar essa situação de expectador a coadjuvante das ações que irá gerar resultado positivo para as Empresas, Produtores rurais, Associações, Igrejas e até mesmo no auxilio da administração publica já que toda a vida financeira passa por suas mãos através dos programas de contabilidade e gestão.
Temos no Brasil 518.015 profissionais entre Contadores e técnicos, mas em curto espaço de tempo ficaram apenas os Contadores, pois não existe mais os cursos técnicos e não há a possibilidade do registro junto aos conselhos Regionais de Contabilidade.
Estamos em momento muito importante na sociedade onde se faz necessário cada vez mais a presença desse profissional nas tomadas de decisões para a apuração de resultado que gerará lucros e divisas quer seja para o setor Publico ou Privado.
Vejo a exemplo das leis de incentivos a Cultura – Esporte e Criança e adolescente, através da doação de parte que iria para o governo federal e depois repassado de volta para o poder municipal o Contador pode orientar o seu cliente a encurtar esse caminho fazendo essa doação diretamente aos conselhos e com isso diminuindo o tempo de espera para aplicação desse recurso e conseqüentemente aumentado o valor arrecado pelos Conselhos, pois se bem orientado o cliente não terá duvida em mudar a destinação desse imposto.
Outra área de atuação que o contador pode fazer sua participação ativa na sociedade é com relação aos portadores de necessidades especiais – PNE, orientado na elaboração da documentação para que os mesmo possam obter o desconto e as isenções que é concedido para a aquisição de veículos e outros bens permitidos em lei e que muitos desconhecem por não existir uma política publica de acesso a esses benefícios.
Quando agimos em defesa da classe contábil e da sociedade fazemos por amar essa profissão da qual devemos orgulhar muito de participar e em qualquer área que atuamos temos problemas e dificuldades, mas digo sou CONTADOR, por amor e não somente pela remuneração que ela me proporciona.
Finalizo parabenizando todos os meus colegas Contadores do oeste goiano em nome de todos os demais.