Famosos escritores estarão vindo para Iporá e teremos oficinas literárias, feira do livro e um grande concurso de redação envolvendo escolas da região. Isso tudo está sendo preparado. Teremos em Iporá um evento como nunca houve nesta cidade na área de literatura.
Será realizado em março de 2017 o I ENCONTRO LITERÁRIO DO OESTE GOIANO, na Mansão Verde. O evento é com recursos do Fundo Estadual de Cultura e Arte, Secretária de Estado da Educação e Cultura e Governo de Goiás. Ao pleitear o recurso público para esse fim, já disponível em conta bancária, tivemos como aval do projeto a Subsecretaria Regional de Educação e o Campus de Iporá da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Em três dias (23, 24 e 25) a cidade de Iporá será uma referência estadual e que chamará a atenção até de pessoas de fora do Estado. Não são comuns estes eventos. Sua singularidade é motivo de orgulho para Iporá. Há uma programação a ser cumprida que consiste, por exemplo, em oficinas literárias, quando aquele que tem vocação para a escrita terá noção de construção de texto. Os vocacionados para a poesia também terão oficina de criação.
Até mesmo para quem quer aprimorar a escrita no geral, comunicar melhor em uma rede social, haverá oficina apropriada para isso. E tudo gratuitamente! São recursos públicos a serviço da comunidade regional.
Luiz Ruffato, famoso romancista brasileiro é um dos nomes que estão vindo para Iporá. Outros: Ronaldo Cagiano Barbosa, Edival Lourenço de Oliveira, Aidenor Aires Pereira, Ademir Luiz da Silva e Gesley Macêdo Xavier. Este último vai ministrar oficina sobre desenho.
Teremos uma feira do livro, oportunidade de aquisição de obras literárias, a praça de autógrafos e até um ingrediente musical, no encerramento do grande evento. Desde antes, nas escolas, estará sendo realizado entre alunos de terceiro ano do ensino médio, um concurso de redação que pagará premiação aos maiores talentos da escrita criativa.
Enfim, é hora de criarmos toda expectativa para o I ENCONTRO LITERÁRIO DO OESTE GOAINO. Março de 2017 será marcante para Iporá!