Novembro de 1958 foi um mês decisivo para emancipações de cidades goianas. Em um mesmo mês e mesmo dia algumas foram emancipadas, com aprovação de projetos de leis que as tornaram com autonomia política. Dez anos antes, 1948, foi a vez de Iporá. Portanto, o novembro é mês de várias cidades aniversariantes na nossa região. No dia 14 de novembro é data para algumas delas. No mesmo dia, aniversariam Amorinópolis, Israelândia, Moiporá, Jussara e Itapirapuã. Em algumas delas a data de aniversário está passando em branco, sem festejo.
Nosso presente artigo é para registrar estes aniversários de cidades da região, cumprimentar essa boa gente, enaltecer o passado de cada uma dessas comunidades e rogar que o futuro seja grandioso. E para que o amanhã seja grandioso a tarefa do poder público é grandiosa e desafiadora. Se uma gestão cumpre seu dever e avança em conquistas e se cada cidadão faz a sua parte, uma comunidade prospera. Ser ordeira e progressista é tudo que se sonha para uma comunidade. A aspiração máxima é que o povo viva bem. E viver bem não tem a ver com o tamanho da cidade. Quando se calcula o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de uma cidade não se leva em conta o tamanho desta. Neste caso, o assunto é realmente DESENVOLVIMENTO HUMANO! O que conta é que o povo viva bem, dispondo de boa saúde pública, educação, formação profissional, boas condições urbanas, produtividade rural e investimentos que gerem empregos e renda. Isso é importante! E tem muito mais coisa que a vida precisa para ser realmente boa.
Tomara que nossas cidades aniversariantes consigam o IDH satisfatório, ou seja, vida boa para os munícipes. Que os homens públicos sejam sábios para achar os rumos. Que prevaleça probidade em gestões, sem desvios de recursos e que aquilo que povo paga em impostos seja bem retribuído em obras e serviços públicos à altura do que o povo sempre merece. Parabéns, cidades aniversariantes! Parabéns, Iporá, pelo aniversário em 19 de novembro! Que Iporá e que as demais aniversariantes superem desafios e encontrem o DESENVOLVIMENTO HUMANO ideal. Esse é o melhor presente de aniversário para um povo.