O ano de 2016 foi de muitas surpresas em nossa cidade, especificamente na área política! Foi o último ano da administração de Danilo Gleic, que surpreendentemente fez uma gestão, que pode ser considerada boa! Não fez muita novidade, mas conseguiu manter o básico, com algumas realizações a mais e outras a menos, mas para quem achava que não passava do primeiro ano foi bem. Parabéns a ele! Mesmo com os entraves na própria administração conseguiu terminar razoavelmente.
Falando em terminar, nesse finalzinho de mandato, pós-eleições, as coisas esquentaram, teve secretário e funcionário da prefeitura presos, juntamente com outras pessoas denunciadas pelo Ministério Público, por desvio de verbas (conforme o site do MP e reproduzido no site oestegoiano.com.br). Tem gente que diz ser apenas a ponta do iceberg!
Ainda nessa arena política, tivemos um número imenso de candidatos a vereador, foram mais de 115 no total, eleitos alguns já esperados e outros com alguma surpresa. Tivemos também estreantes em campanhas, tanto a vereador como a prefeito e vice, caso de Amarildo Martins e Thiago Campos, que demonstraram boa capilaridade política, não obstante não terem vencido o pleito; Além de João Batista, Dr. João Francisco e Luciano Sampaio.
E, apesar de 2016 ter se findado, podemos ter muita movimentação política nesse 2017, inclusive com a possibilidade de novas eleições! Aliás, podemos vir a ter até 3 prefeitos em 2017, ou 4!
Vamos às conjunturas: (1° prefeito) Naçoitan Leite assumiu a prefeitura dia primeiro, juntamente com seu vice Duílio Siqueira, isso é fato. Agora vamos dizer o que pode acontecer… ou não! No processo em que a chapa de Naçoitan e Duílio foram cassados pelo juiz João Geraldo e está em 2ª instância, se forem condenados novamente, perdem o mandato e assume o Presidente de Câmara (Aurélio Fábio, 2° prefeito), após isso será convocada novas eleições e quem ganhar será o novo prefeito (3° prefeito)!
Podemos ainda ter a possibilidade de um 4° prefeito? Sim, se nas investigações da operação Assepsia (onde já se encontra pessoas presas) for atribuída alguma culpa a Naçoitan Leite (1° prefeito), esse pode perder o mandato e assumir o vice, Duílio Siqueira (2° prefeito), se o processo eleitoral no qual foram cassados em 1ª instância, confirmar na 2ª, sai Duílio e entra o Presidente da Câmara (3° prefeito), tendo novas eleições quem ganhar assume (4° prefeito), sendo essas as possibilidades para os próximos capítulos da política em Iporá! Gravem bem, SÃO POSSIBILIDADES! CONJECTURAS! Não é uma afirmação.
E pode acontecer de termos apenas um prefeito, Naçoitan Leite, se o processo em 2ª instância o absolver! Feliz 2017!! Que possa ser próspero a todos nós, com muita saúde e disposição!!! Abraços a todos!