As tecnologias da informação e comunicação estão transformando o mundo à nossa volta e os comportamentos e relacionamentos de todas as pessoas. Crianças e adolescentes fazem parte da geração digital e usam os dispositivos, aplicativos, videogames e a Internet cada vez mais em idades precoces e em todos os lugares. Alguns dos pais, também reféns, não percebem as mudanças ou problemas que vão surgindo, como se tudo já fosse parte da rotina familiar.
Ao entrarem em contato com atividades e emoções prazerosas proporcionadas pela internet, os jovens criam um ciclo desadaptativo de convivência familiar. Os adolescentes dependentes de internet, além de enfrentarem brigas familiares em função do isolamento decorrente do uso excessivo, tendem a possuir menos amigos e menos relações amorosas. Dessa forma, entre os fatores associados a dependência de internet em adolescentes, destaca-se o baixo repertório de habilidades sociais.
É importante salientar alguns sintomas cognitivos e comportamentais que as crianças começam a apresentar: perca de atenção nas atividades escolares, perca de prazer nos eventos sociais, ansiedade, mudança repentina de comportamentos e humores.
A idade ideal para disponibilizar a tecnologia em tempo real para o seu filho é a partir de 13 anos de idade, na entrada da adolescência que suas características terão início a formação, não deixando que outros fatores os influenciam negativamente.
Caso observem estes sintomas atípicos em uma criança ou adolescente procurem um profissional Psicólogo para melhores orientações.
Contato: @psi.nathalialves
064992320697
Rua Antônio Custódio da Silva Qd. 03 Lt.07
Bairro Ariston Gomes
Nathalia Alves é psicóloga clínica, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental na infância e adolescência, Psicóloga hospitalar, psicóloga social no CREAS e CEAM de Iporá, cursando Avaliação Psicológica.