Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Banda Sinfônica realiza concerto gratuito no Basileu França

Apresentação única nesta quinta-feira (8/5) promete surpreender o público com peças que rompem com o tradicionalismo orquestral

Banda Sinfônica apresenta concerto Confluência nesta quinta-feira (8/5) no Teatro Basileu França, em Goiânia, com entrada gratuita/Fotos: Secti

A Banda Sinfônica Basileu França sobe ao palco do Teatro Escola nesta quinta-feira (8/5), às 20h, para apresentar o concerto “Confluência”. Com entrada gratuita, a apresentação traz no repertório obras dos grandes compositores Camille Saint-Saëns e Friedrich Gulda, que serão executadas pela primeira vez em Goiás. A noite ainda contará ainda com participação especial de músicos convidados e solo do violoncelista brasileiro Rafael Cesário, referência nacional no instrumento.

A abertura será com a obra “Oriente e Ocidente”, do francês Camille Saint-Saëns. Composta na segunda metade do século XIX, a peça se destaca de outras do período romântico europeu por ser construída a partir dos contrastes musicais entre as produções do ocidente e do oriente. A composição propõe uma reinterpretação do estilo musical predominante nas culturas do Oriente Médio, do norte da África e da Ásia.

Na segunda parte, a Banda Sinfônica interpretará o “Concerto para Violoncelo e Orquestra de Sopros”, do austríaco Friedrich Gulda, composta na década de 1980. A obra ganhou notoriedade no período contemporâneo ao romper com o modelo tradicional orquestral e introduzir na narrativa elementos característicos do jazz e do rock. Com essa fusão de estilos musicais, cria uma sonoridade direta e irreverente que aproxima a música de concerto das músicas populares da época. Para essa execução, se juntarão à banda os músicos Jader Gomes, Bruno Rejan e Eduardo Mercury, responsáveis por bateria, do baixo, da guitarra e do violão.

Além da mistura de estilos musicais, a peça se destaca pelo caráter teatral de momentos de improvisação lírica com o violoncelo. O desafio técnico será assumido pelo solista paulista Rafael Cesário, que acumula 21 anos de dedicação ao instrumento. Bacharel e mestre em música, o músico possui formação pelo Conservatoire du Val de Biévre, de Paris. Como solista, atuou à frente de diversas orquestras como as Sinfônicas do Paraná, Municipal de São Paulo, de Ribeirão Preto, do Estado de São Paulo, e a Orquestra do Theatro São Pedro. Atualmente, Rafael Cesário é membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e integra o corpo docente do Instituto Baccarelli.

Serviço
Assunto: Concerto Confluência com Banda Sinfônica Jovem de Goiás
Quando: Quinta-feira (8/5), às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França – Av. Universitária, nº 1750, Setor Universitário, Goiânia-GO
Entrada gratuita

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

1-4
Governo apoia formação cultural com o projeto Noise na Escola
1-3
Daniel destaca integração evangélica, Marcha para Jesus 2026
1-2
Daniel entrega casas do Pra Ter Onde Morar em Mutunópolis
1-1
Bailarinos da EFG Basileu França representam Brasil no Prix Osipova
1
Daniel Vilela destaca papel dos trabalhadores em Goiás
1-4
Governo apoia formação cultural com o projeto Noise na Escola
1-3
Daniel destaca integração evangélica, Marcha para Jesus 2026
1-2
Daniel entrega casas do Pra Ter Onde Morar em Mutunópolis
1-1
Bailarinos da EFG Basileu França representam Brasil no Prix Osipova
1
Daniel Vilela destaca papel dos trabalhadores em Goiás