Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Caiado anuncia inclusão de conselheiros tutelares no Ipasgo Saúde

Governador garantiu envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa para oficializar direito; anúncio ocorreu durante evento do Goiás Social para capacitação de profissionais da área, em Goiânia

Caiado e Gracinha dão as boas-vindas a conselheiros tutelares, durante capacitação: melhorar atendimento a crianças e adolescentes/Foto: André Saddi e Wesley Costa

Os conselheiros tutelares dos 246 municípios goianos poderão contar, em breve, com o atendimento oferecido pelo Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde). A novidade foi anunciada pelo governador Ronaldo Caiado na manhã desta quarta-feira (17/04), durante evento do Goiás Social voltado para a capacitação de 1,3 mil profissionais da área, no auditório da Assembleia Legislativa, em Goiânia.

“Eu recebi a solicitação dos conselheiros e já determinei o encaminhamento de um projeto de lei em caráter de urgência para que todos estejam incluídos no Ipasgo Saúde”, assegurou. Para entrar em vigor, a matéria deve ser aprovada em duas votações pelos deputados e receber a sanção do Executivo. Serão beneficiados 1.315 conselheiros tutelares em atuação em 262 unidades espalhadas pelo estado.

A inclusão no plano se soma a uma série de ações voltadas à categoria, como cursos e oficinas. Na capacitação de hoje, a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, destacou por que os trabalhadores merecem atenção especial. “O conselheiro tutelar é o verdadeiro guardião da lei para proteger e dar dignidade aos menores que sofrem qualquer tipo de problema por todo o Estado”, disse. “Esse é um trabalho crucial para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e próspera.”

O tema do encontro foi “atribuições e competências de conselheiros tutelares”. A programação incluiu palestras com a consultora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Camila Dias, e com o professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Edson Lucas Viana, especialista em direitos da criança e do adolescente. “Vamos usar esse aprendizado nos nossos atendimentos presenciais”, afirmou o conselheiro tutelar de Sanclerlândia, Francisco Sousa.

Na ocasião, o governo ainda entregou mais de mil smartphones apreendidos e doados pela Receita Federal para auxiliar as equipes. “Com esses aparelhos, elas terão mais agilidade para acompanhar e executar as políticas públicas”, salientou Gracinha. A doação foi intermediada pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel. Todos os 1.315 conselheiros receberão os aparelhos.

Apoio
O Goiás Social promoveu, desde 2019, mais de 1.500 cursos e treinamentos para conselheiros tutelares. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), os municípios recebem suporte institucional; capacitação para sistemas de informação; Sistema de Garantias de Direitos (SGD) e uso de recursos de fundos, entre outros. “É preciso apoio institucional, estrutura, recursos e capacitação. É essa capacitação de qualidade que nós estamos promovendo”, destacou o secretário Wellington Matos.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

oo
Equatorial lança promoção ‘Energia em Dia’
33
Tempo seco exige cuidado redobrado com a saúde
111-3
Hugol alerta para cuidados com queimaduras nas festas juninas
111-2
Governo de Goiás abre seleção de estágio para bolsistas do Probem
1-4
Vanderlan critica exageros do STF em processos do 8 de Janeiro
oo
Equatorial lança promoção ‘Energia em Dia’
33
Tempo seco exige cuidado redobrado com a saúde
111-3
Hugol alerta para cuidados com queimaduras nas festas juninas
111-2
Governo de Goiás abre seleção de estágio para bolsistas do Probem
1-4
Vanderlan critica exageros do STF em processos do 8 de Janeiro