Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Caiado defende segurança como pilar da qualidade de vida em GO

Posição foi respaldada por dados apresentados pelo governador durante fórum em Uberlândia, evidenciando resultados concretos das políticas de segurança pública

Governador fala como Goiás se tornou o Estado mais seguro do Brasil, durante o Fórum Brasil Cidades, em Uberlândia/Foto:Lucas Diener

Durante participação no Fórum Brasil Cidades, nesta segunda-feira (31/3), em Uberlândia (MG), o governador Ronaldo Caiado apresentou os avanços que tornaram Goiás uma das referências nacionais no combate à criminalidade. “A segurança pública tem capilaridade em todo o seio da sociedade. Ninguém mais suporta viver como está vivendo”, destacou ao citar o impacto abrangente da reversão nos índices de criminalidade conquistados no território goiano.

O tema “O desafio da segurança pública – Como Goiás se tornou o Estado mais seguro do Brasil”, guiou o painel apresentado a autoridades e especialistas que se reuniram para discutir o crescimento sustentável e eficiente das cidades brasileiras. “Muitas vezes a gente deixa de valorizar o que o Estado está fazendo pela população. A pessoa humilde, que está no ponto de ônibus, sem ter o telefone assaltado, a casa não é roubada. Isto é impactante”, pontuou o governador.

A posição foi respaldada pelos dados apresentados por Caiado, ao evidenciar os resultados concretos das políticas de segurança pública implementadas em Goiás. O governador compartilhou números expressivos sobre a redução da criminalidade no estado nos últimos anos, como a queda de 55% nos homicídios dolosos, de 2.118 em 2018 para 945 em 2024. A estratégia de criar batalhões especializados e investimentos na área de inteligência também foi destaque.

“Criou-se uma rotina no estado de Goiás que as pessoas hoje sabem que andam por onde quiser, vão dormir tranquilos na fazenda ou onde desejar”, afirmou o governador. Outros índices também apresentaram quedas significativas. O roubo a transeunte teve uma redução de 88%, passando de 46.270 ocorrências em 2018 para 5.645 em 2024. O roubo de veículos, por sua vez, caiu 93%, de 10.104 casos para 756 no mesmo período.

Crítico da proposta de gestão única de segurança pública idealizada pelo governo federal, o governador defendeu a autonomia dos estados e rigor contra o narcotráfico e facções. “É algo que nós temos que combater com todas as forças e com a capacidade que tem a nossa polícia”, frisou, ao se colocar à disposição do estado vizinho para colaboração entre as polícias.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ressaltou os pontos de convergência na área. “São estados que têm na segurança pública uma preocupação gigantesca. Continuamos com tolerância zero a invasões de terra aqui”, afirmou.

O evento contou ainda com a presença do prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio; do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes Cordeiro, além de diversos parlamentares. A programação foi dedicada à temática “Construindo o futuro das nossas cidades”. “Este evento é para fazer esse manifesto das cidades. O que elas precisam efetivamente para melhorar a vida no dia a dia”, destacou o diretor da Solis Propaganda e um dos idealizadores do evento, Tiago Fonseca.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

ivo3
Distrito de Pedrolândia promove mobilização e combate à tuberculose
saude
Sedentarismo: Um Desafio Global e Local
goias1
Frio de manhã e calor à tarde: saiba impacto na conta de energia
gracinha
Em SP, Gracinha Caiado é homenageada por apoio às mulheres rurais
2
Grupo Equatorial abre inscrições para Escola de Eletricistas 2025
ivo3
Distrito de Pedrolândia promove mobilização e combate à tuberculose
saude
Sedentarismo: Um Desafio Global e Local
goias1
Frio de manhã e calor à tarde: saiba impacto na conta de energia
gracinha
Em SP, Gracinha Caiado é homenageada por apoio às mulheres rurais
2
Grupo Equatorial abre inscrições para Escola de Eletricistas 2025