Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Caiado exalta inovação na 1ª Cúpula Internacional de IA

Promovido pelo Governo de Goiás, evento reúne especialistas para debater inteligência artificial sob diversas perspectivas

Caiado destaca que inteligência artificial é uma ferramenta impossível de definir limites, por isso a importância de se fazer bom uso dela/Foto: Lucas Diener

O governador Ronaldo Caiado abriu, nesta quinta-feira (20/11), a 1ª Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial – Etos.IA, promovida pelo governo do estado na Campus Party Goiás. Durante três dias, o evento reunirá especialistas para discutir como alinhar ética, ciência e sociedade ao uso consciente de tecnologia. “Teremos aqui as maiores autoridades do mundo palestrando. Isso é Goiás se destacando no cenário mundial, como sendo um centro de referência na evolução e na pesquisa da IA”, disse o chefe do Executivo goiano.

Caiado destacou o protagonismo da inovação na atualidade, e fez uma retrospectiva de toda a trajetória de Goiás desde 2019, quando assumiu o Estado e desenvolveu uma série de ações em prol do segmento. “É algo que iniciou sete anos atrás, quando ninguém discutia o assunto. Trouxemos a Campus Party, avançamos na parceria com a Universidade Federal de Goiás para a criação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), somos o único Estado com lei que regulamenta a IA e que prevê essa matéria no currículo escolar dos colégios”, citou.

Ao mencionar a relevância do Etos.IA, o governador declarou que a inteligência artificial é uma ferramenta impossível de definir limites, por isso a importância de se fazer bom uso dela. “Ao apoiar a pesquisa, a ciência, a inovação e a tecnologia, nós vamos cada vez mais melhorar a vida das pessoas, tornar nossos jovens mais competitivos e transformar Goiás”, argumentou Caiado. “Estamos à frente do governo federal e de outros estados”, concluiu.

O Etos.IA vai até 22 de novembro, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. A expectativa é atrair cerca de 10 mil visitantes durante toda a programação, que inclui mais de 60 horas de palestras. A participação é gratuita, mas o interessado deve se cadastrar antecipadamente pelo site 2025.etosgoias.org . Entre os temas de destaque estão o impacto da IA nas profissões e mercado de trabalho, o marco regulatório e o limite entre liberdade, controle e direitos individuais.

O titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, definiu o Etos.IA como resultado de uma política pública de longo prazo, que reconhece o protagonismo da inovação. “Quando falamos de um evento que trata de ética e inteligência artificial, estamos juntando duas pontas. De um lado, usando o conhecimento da técnica, que deve vir a serviço da sociedade, e a discussão de como essa tecnologia tem que se relacionar com a sociedade”, explicou Adriano que está à frente da secretaria responsável pela realização do evento.

Um dos especialistas confirmados na programação do evento, o professor Clóvis de Barros Filho declarou que “Goiás sai na frente” ao propor uma cúpula para discutir a relação entre ética e IA. Para ele, a ferramenta deve ser “um trampolim para o nosso desenvolvimento pleno, e não a instância de achatamento das nossas competências”. “É fascinante ver a presença de pessoas curiosas para entender um pouco melhor sobre um assunto de extraordinária atualidade, mas que ainda conta com muita dúvida, incerteza e insegurança”,

Sobre o evento
Considerado o maior encontro de Ética e Inteligência Artificial do Brasil, o Etos.IA será uma cúpula de três dias com o propósito de provocar reflexões sobre o uso consciente da tecnologia. Serão debatidos temas diretamente ligados à IA, como ética, educação, justiça e regulação. Tido como um ponto de partida para o Marco Civil da IA no Brasil, o evento conta com a organização do Instituto Campus Party e com o apoio Institucional do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA/UFG).

Estão confirmados grandes nomes da tecnologia da informação e da comunicação. Entre eles, o filósofo, escritor e ex-ministro da Educação da França Luc Ferry Filósofo; o pioneiro da internet, cofundador dos protocolos TCP/IP e vice-presidente do Google, Vint Cerf; o especialista em governança de IA e autor do Regulamento Europeu de IA, Gabriele Mazzini; o filósofo, escritor e professor universitário estadunidense Michael Sandel; e o jurista Ronaldo Lemos, coautor do Marco Civil da Internet e membro do Oversight Board da Meta.

O Etos.IA acontece dentro da Campus Party Goiás, um dos maiores festivais de tecnologia e inovação do mundo, promovido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e SGG, com o tema Goiás em Modo Turbo: inteligência artificial aplicada ao dia a dia. São esperadas mais de 100 mil pessoas até o dia 23 de novembro, no Passeio das Águas Shopping.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

caiado
Caiado alerta que avanços de Goiás podem ruir nas mãos erradas
et
Campanha orienta a evitar atraso na conta de energia
e1
Equatorial combate furtos e recupera 36 t de cabos em2025
12-2
Equatorial lança segunda edição do projeto Energia Feminina
goias
Indústria goiana registra maior alta no país em outubro
caiado
Caiado alerta que avanços de Goiás podem ruir nas mãos erradas
et
Campanha orienta a evitar atraso na conta de energia
e1
Equatorial combate furtos e recupera 36 t de cabos em2025
12-2
Equatorial lança segunda edição do projeto Energia Feminina
goias
Indústria goiana registra maior alta no país em outubro