Unidade tem sido um porto seguro para famílias em busca de tratamento especializado na capital. Sob o comando da coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, instituição oferece apoio integral e humanizado

Quando descobriu que estava grávida de gêmeas siamesas, Liliane Silva dos Santos, de Piraí do Norte (BA), enfrentou uma jornada repleta de incertezas. Após o nascimento de Laura e Laís em agosto de 2019, unidas pela bacia, a família foi acolhida na Casa do Interior de Goiás (Cigo), unidade do Governo do Estado, mantida pelo Goiás Social e pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
O local, que conta com 120 leitos e já realizou quase 23 mil atendimentos desde 2019, oferece hospedagem, alimentação e suporte integral para pacientes do interior goiano e de outras regiões do país que vêm a Goiânia para tratamentos médicos, tudo sem custo. A unidade já recebeu 13 casos de siameses e, atualmente, acolhe três casos simultaneamente: Laura e Lais, de cinco anos; Kiraz e Aruna, de 1 ano e 10 meses, e Nathaly e Rhadassa, que nasceram no último dia 13 de fevereiro.
“A Casa do Interior de Goiás é mais do que um espaço de acolhimento, é um lugar de esperança, cuidado e dedicação. Aqui, acompanhamos histórias de superação todos os dias, e o atendimento contínuo às gêmeas siamesas é um exemplo do nosso compromisso com a vida e com as famílias que mais precisam. Desde o primeiro momento, as equipes do Goiás Social e da OVG têm se empenhado para oferecer suporte humanizado, garantindo conforto e toda a assistência necessária durante todo o tratamento”, enfatiza a coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado.
Hóspedes recorrentes da Cigo desde o nascimento, Laura e Laís, acompanhadas da mãe, Liliane, e da tia, Lina, recebem suporte contínuo desde agosto de 2019, incluindo hospedagem, alimentação e assistência médica. A cirurgia de separação ocorreu quando as meninas tinham 1 ano e 5 meses, marcando um novo capítulo em suas vidas. “A OVG nos deu todo o apoio necessário, desde a doação de fórmula infantil até roupas personalizadas feitas pelas voluntárias, enxoval e até um quarto exclusivo, com lactário, na época da pandemia”, relata Liliane Silva dos Santos, mãe das meninas. Atualmente, a família retorna anualmente para avaliações médicas, sempre contando com o suporte o Goiás Social e da OVG.
Ambiente acolhedor
Já em dezembro de 2023 foi a vez de Liliane Cristina da Silva e Alessandro Rodrigues, de Igaraçu do Tietê (SP), chegarem à Cigo com as filhas Kiraz e Aruna, de 1 ano e 10 meses, unidas pelo tórax. Buscando a experiência do cirurgião pediátrico Dr. Zacharias Calil, referência em casos de siameses, a família encontrou na iniciativa do Governo de Goiás um ambiente acolhedor. Além da hospedagem, receberam fraldas e fórmula infantil, essenciais para o desenvolvimento das meninas. “O apoio da equipe multidisciplinar da Cigo tem sido fundamental para nós, realmente é um atendimento que faz toda a diferença, especialmente com as psicólogas e as assistentes socais, que muito nos ajudam”, afirma Liliane Cristina. As gêmeas estão em preparação para a cirurgia de separação, com expansores de pele já implantados para facilitar o procedimento.
Mais recentemente, em novembro de 2024, Valdineia Satil Camargo Buiarski, de Buritis (RO), grávida de gêmeas siamesas unidas pelo tronco e abdômen, foi acolhida na Cigo com 33 semanas de gestação. Acompanhada por sua mãe, Rosiane da Paixão Satil Camargo, Valdineia recebeu cuidados especializados e participou de campanhas para arrecadação de enxoval, em parceria com o projeto Meninas de Luz da OVG. Hospedada na unidade à espera do parto, ela deu à luz Nathaly e Rhadassa no último dia 13 de fevereiro, em Goiânia.
Gracinha Caiado, que acompanha de perto cada um dos casos, destaca a importância do serviço oferecido pela Cigo. “Estamos aqui para acolher, amparar e proporcionar um ambiente onde cada paciente e sua família sintam-se em casa. Essa é a missão da Cigo: ser um elo de apoio para quem mais precisa”.

Referência
Goiás tem se destacado como referência nacional no atendimento e cirurgia de separação de gêmeos siameses. O estado já realizou procedimentos complexos de separação, sendo um dos poucos no país com especialistas nesse tipo de cirurgia. O médico responsável pelos atendimentos, Dr. Zacharias Calil, acompanha de perto os casos, incluindo as três gêmeas siamesas que estão atualmente na Casa do Interior de Goiás, onde recebem suporte médico e acompanhamento contínuo.
“Aqui em Goiás, a sobrevida de bebês siameses está acima da média mundial, graças aos investimentos do Estado na criação de uma estrutura de alto nível, referência nacional. Como a maioria dos casos vem de outros estados, a humanização oferecida pela OVG, por meio da Casa do Interior, é fundamental. A unidade facilita o acesso ao hospital e garante conforto, alimentação de qualidade e atendimento multiprofissional, incluindo de psicólogos, durante todo o tratamento. Nenhum outro estado oferece esse suporte tão importante”, destaca o médico.
Casa do Interior de Goiás
Desde 2019, a Cigo já realizou quase 23 mil atendimentos, oferecendo 120 leitos de hospedagem, alimentação e suporte integral para pacientes do interior do estado e de outras regiões que vêm a Goiânia para tratamentos médicos. A unidade, administrada pela OVG e pelo Goiás Social, atende gratuitamente pacientes e acompanhantes encaminhados por hospitais e órgãos de saúde.
Para ser acolhido na Cigo, é necessário que o paciente esteja em tratamento médico na capital e seja encaminhado por meio de um hospital público, unidade de saúde ou Secretaria Municipal de Saúde. Além da hospedagem, os beneficiados recebem assistência social, psicológica, nutricional e enfermagem, além de participarem de atividades socioeducativas que promovem bem-estar e fortalecimento emocional.
Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Goiás Social