Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Claque Cultural terá programação em outubro em 7 cidades goianas

Projeto terá atividades de 1º de outubro de 2025 a março de 2026, reunindo música, teatro, dança, circo, audiovisual, artes visuais, artesanato e literatura

Claque cultural começa em 1º de outubro em Goiás. Projeto terá atividades em sete cidades goianas e na Bahia/Fotos: Retomada

O projeto Claque Cultural ganha vida em Goiás a partir do dia 1º de outubro, com uma programação diversa que se estende até março de 2026. Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o Claque chega à sua 3ª edição valorizando e incentivando diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, dança, circo, audiovisual, artes visuais, artesanato e literatura.

Em Goiânia, Anápolis, Jataí e Caldas Novas, as atividades começam em outubro de 2025 e seguem até março de 2026. Já Alto Paraíso recebe o projeto de 2 a 4 de outubro; Morrinhos, de 16 a 18 do mesmo mês; e Jussara, de 12 a 14 de novembro. O polo de circulação nacional, na Bahia, recebe o Claque de dezembro de 2025 a março de 2026, enquanto a mostra de audiovisual, presente em todos os polos, acompanha toda a temporada, de 1º de outubro de 2025 a 21 de março de 2026.

“É a maior maratona que se tem no país hoje. Não tem nada comparável com isso que está sendo feito em Goiás. Estamos resgatando a cultura do nosso povo, divulgando os talentos do nosso estado e contemplando também os artistas que precisam de apoio do governo para seguir carreira”, destaca o governador Ronaldo Caiado.

Para o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Baiocchi Carneiro, o Claque Cultural representa um investimento direto na democratização do acesso à arte. “Estamos levando cultura de forma descentralizada, com atividades gratuitas em várias regiões de Goiás e até mesmo na Bahia. O Claque Cultural reforça a missão do Sesc de apoiar os artistas, valorizar a produção cultural e aproximar a arte do público, transformando vidas por onde passa”, afirma.

O diretor regional do Sesc e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, ressalta a força da iniciativa para os artistas e comunidades. “Esse é um projeto que conecta a diversidade cultural do nosso estado ao público, oferecendo experiências únicas e fortalecendo a cena artística local. O Claque se consolida como uma das maiores ações culturais do Sesc em Goiás e um importante espaço de circulação e valorização da arte goiana”, finaliza.

3ª edição: novos territórios, mais oportunidades
Nesta edição, o Claque Cultural contempla diferentes polos de apresentação em Goiás, como Anápolis, Alto Paraíso, Caldas Novas, Goiânia, Jataí, Morrinhos e Jussara. Os artistas inscritos também puderam optar pelo polo nacional, com apresentações previstas nas cidades baianas de Salvador, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Feira de Santana e Jacobina. O edital prevê cachês entre R$ 2 mil e R$ 24 mil, de acordo com a categoria da proposta.

Calendário de execução:
Goiânia: 1º de outubro de 2025 a 21 de março de 2026
Alto Paraíso: 2 a 4 de outubro de 2025
Jataí: 10 de outubro de 2025 a 21 de março de 2026
Morrinhos: 16 a 18 de outubro de 2025
Anápolis: 24 de outubro de 2025 a 21 de março de 2026
Caldas Novas: 1º de novembro de 2025 a 21 de março de 2026
Jussara: 12 a 14 de novembro de 2025
Polo de circulação nacional – Bahia: dezembro de 2025 a março de 2026

Secretaria da Retomada – Governo de Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

caiado
Caiado alerta que avanços de Goiás podem ruir nas mãos erradas
et
Campanha orienta a evitar atraso na conta de energia
e1
Equatorial combate furtos e recupera 36 t de cabos em2025
12-2
Equatorial lança segunda edição do projeto Energia Feminina
goias
Indústria goiana registra maior alta no país em outubro
caiado
Caiado alerta que avanços de Goiás podem ruir nas mãos erradas
et
Campanha orienta a evitar atraso na conta de energia
e1
Equatorial combate furtos e recupera 36 t de cabos em2025
12-2
Equatorial lança segunda edição do projeto Energia Feminina
goias
Indústria goiana registra maior alta no país em outubro