Senador goiano conduziu a Comissão de Assuntos Econômicos entre 2023 e 2024

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) encerrou, nesta quarta-feira (19), seu mandato à frente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, após dois anos de trabalho na presidência. Durante a sessão, ele deu posse ao novo presidente da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), que comandará os trabalhos pelos próximos dois anos. Renan foi eleito por aclamação, depois de acordo firmado entre os partidos.
A CAE, uma das comissões mais produtivas do Senado, teve um desempenho expressivo sob a presidência de Vanderlan. No biênio 2023/2024, foram realizadas 127 reuniões e aprovados quase 300 projetos de lei. Além disso, a comissão analisou requerimentos, mensagens de crédito e indicações de autoridades, além de promover 45 audiências públicas sobre os mais diversos temas ligados à economia nacional.
Entre as atividades de destaque da CAE nesse período, estão a sabatina de 15 indicados para cargos na administração federal, incluindo o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, diretores do BC e membros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Comissão também criou dois grupos de trabalho voltados à discussão da reforma tributária, contribuindo substancialmente para a melhoria da proposta.
Ao se despedir da presidência, Vanderlan destacou a importância da comissão e os avanços conquistados durante sua gestão. “Tenho muito orgulho e muita satisfação por ter presidido essa Comissão por dois anos. Por aqui passaram as principais pautas econômicas do país e, com a participação de todos, conseguimos grandes resultados para o Brasil. Aprovamos propostas de grande impacto para a economia e para o bem-estar social, abrangendo áreas como agronegócio, agricultura familiar, ciência, tecnologia, saúde, educação, direitos das mulheres e meio ambiente”, afirmou o senador.
Diversos parlamentares elogiaram a condução de Vanderlan à frente da CAE. A senadora Augusta Brito ressaltou sua gratidão pelo espaço dado ao seu mandato. “Parabéns, senador Vanderlan, pelo trabalho realizado. Agradeço pelas relatorias que me designou e por acreditar em nosso mandato.”
A senadora Leila também destacou a importância da comissão. “Por aqui passaram pautas importantíssimas para o país, e parabenizo o senador Vanderlan pela excelente condução dos trabalhos.”
Já o senador Eduardo Braga enfatizou o papel de Vanderlan nas discussões sobre a reforma tributária. “Tive o prazer de estabelecer um grande diálogo durante a reforma tributária e só tenho que parabenizar o senador Vanderlan pelo trabalho que realizou aqui.”
O senador Renan Calheiros ficará na presidência da comissão entre 2025 e 2026. Em seu pronunciamento, Renan defendeu controle de subsídios e racionalização de gastos públicos. “Nunca se fez no Brasil uma racionalização do gasto público. Acho que hoje, mais do que nunca, precisamos fazê-la. Este ajuste poderia se fazer pela elevação da receita, mas ele tem que se fazer sobretudo pelo corte dos gastos públicos”, disse.
Foto: Lindomar Gomes