Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

É amanhã a III Festa do Pequi da Ceasa/GO

Evento que deve reunir mais de 2 mil pessoas celebra o fruto mais tradicional do estado com apresentações culturais e comida típica

Fotos: Vasconcelos Neto

Quando foi realizada a 1ª Festa do Pequi da Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) em 2021, o pequi vivia um momento de disputa nacional, quando parlamentares federais mineiros reivindicavam para a cidade de Montes Claros, o título de capital nacional do pequi. Pesquisas realizadas pela Ceasa/GO, na época, deram conta de números que vieram de encontro a essa realidade: Goiás vende praticamente todo o pequi extraído no País. A terceira edição da Festa do Pequi da Ceasa, que acontece amanhã, quinta-feira (19), a partir de 8h30, no entreposto de Goiânia vem coroar a importância dos números e do fruto, que vive hoje, com vários eventos e com a do dia 23 de outubro como Dia Estadual do Pequi, seus dias de reconhecimento.
A festa acontece em tendas montadas ao lado do mercado do Produtor da Ceasa/GO, mais conhecido como Pedra 1, com intuito de celebrar o fato do entreposto de Goiânia ser o que mais recebe e vende pequi no Brasil. A celebração está marcada para começar às 8h e a programação se estende até às 13h, com show da dupla Nerildo e Nerivan.
A programação do evento prevê, ainda, a partir das 8h30 da manhã, o começo da visita da Folia de Reis Imigrantes de Belém, da cidade de Santa Rosa e Petrolina aos vários galpões do mercado, enquanto no palco, a Orquestra de Violeiros de Goiás abre a manhã de atrações. Estão previstas, ainda, apresentação da Associação dos Catireiros, Foliões e Violeiros de Aparecida de Goiânia, do cantor Sérgio Bell e o encerramento com a dupla sertaneja Nerildo e Nerivan, que marcará o encerramento do evento. Durante toda a festa, o berranteiro Adiel Junio Freitas, de 15 anos, campeão de vários concursos de tocadores de berrante no país, fará participações especiais.
O presidente da Ceasa/GO, Manoel Castro de Arantes, que assumiu a empresa em junho deste ano, afirma que já chegou ao novo cargo ciente da importância do evento. “Ainda mais esse ano que celebramos o Dia Estadual do Pequi!”, reforça. O gestor comenta ainda o fato de a empresa de abastecimento ter sido a primeira com a iniciativa de festejar o fruto do cerrado, “o que torna a Festa do Pequi da Ceasa/GO ainda mais relevante”, analisa ele.
O presidente destaca também que a cada relatório anual realizado junto aos comerciantes da empresa fica mais sedimentado que, entre as Ceasas do Brasil, a de Goiás é a que mais recebe e vende pequi no país. “Praticamente recebemos e vendemos todo o produto coletado no Brasil”, completa o presidente.

O Pequi na Ceasa/GO

Na Ceasa/GO o pequi é vendido no GNPC-2, a Pedra 2, e chega ao entreposto em caminhões vindos das zonas extratoras. A presença do fruto é tão marcante que, no tempo do pequi, o quantitativo do lixo produzido na Ceasa praticamente dobra, devido às cascas do fruto.
Vale lembrar que a quantidade de pequi vendido na Centrais é bem maior que o que se extrai no estado. No entreposto, o fruto começa a chegar em setembro, com a remessa do Tocantins.
De setembro até meados de outubro, as vendas são mantidas com o pequi tocantinense. Nesse período, dá entrada na companhia as primeiras cargas da produção goiana, vinda do Norte, de cidades como Porangatu, Crixás e Santa Tereza. Com menos expressividade, o pequi matogrossense pode ser encontrado no mercado em meados do mês de novembro. Já o fruto mineiro chega em maior volume, e pode ser encontrado na Ceasa em dezembro e mantém a demanda até janeiro.
De acordo com levantamento realizado pela Divisão Técnica da Ceasa/GO, desde 2018, o maior volume de pequi que entra na Centrais goiana vem mesmo da extração feita no estado de Goiás, tendo sido 7.896 toneladas na safra 2022/2023. Já na safra 2023/2024, atual, já entraram na empresa 3.836 toneladas, o que deve fazer dessa uma das maiores do fruto. Na última temporada, em percentuais, de todo pequi que entrou na Ceasa/GO, 47% foi extraído em Goiás, 44% em Minas Gerais, 7,37% no Tocantins e 1% em Mato Grosso.
Conhecedores de pequi conseguem identificar os tipos do fruto de cada região. Alguns são menores e mais suculentos, como o pequi coletado na região da Cidade de Goiás, outros já são conhecidos como “filet mignon dos pequis”, que é, por exemplo, o que chega da região de São Miguel do Araguaia, maior, mais amarelo e rico em polpa. Porém, um dos pequis que chamou a atenção nas outras festas foi o pequi do Xingu. Isso porque o fruto impressiona pelo tamanho, podendo atingir, com casca, o tamanho de um abacate, com o caroço do equiparando a uma laranja pequena.
O pequi do Xingu, assim como as demais espécies, inclusive o pequi sem espinhos, desenvolvido pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), que, apesar de ainda não estar sendo comercializado, tem atraído muita atenção e criado expectativa nos apreciadores.

Serviço:
III Festa do Pequi Ceasa/GO
Local: Ceasa/GO (BR-153, Km 5,5, Jardim Guanabara)
Data: 19/10/2023
Horário: 9h (abertura oficial)
Duração do evento: 8h30 às 13h
Contatos:
Dalvina Nogueira (62) 9 9631-2016
Vasconcelos Neto (62) 9 8439-4719
Assessoria de Imprensa Ceasa Goiás (62) 3522-9064

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

1-2
Equatorial faz troca de lâmpadas, oficina e palestra em Sta. Bárbara
daniel
Daniel Vilela destaca colégios militares como orgulho de Goiás
caiado
Caiado detalha plano que permitirá aumento dos investimentos em Goiás
saude
Governo conclui Gabinetes de Crise em 13 unidades de saúde em Goiânia
aaa
O Globo destaca Caiado como presidenciável e modelo de gestão no Brasil
1-2
Equatorial faz troca de lâmpadas, oficina e palestra em Sta. Bárbara
daniel
Daniel Vilela destaca colégios militares como orgulho de Goiás
caiado
Caiado detalha plano que permitirá aumento dos investimentos em Goiás
saude
Governo conclui Gabinetes de Crise em 13 unidades de saúde em Goiânia
aaa
O Globo destaca Caiado como presidenciável e modelo de gestão no Brasil