Ação conjunta da companhia com as Polícias Civil e Científica identificou um desvio de energia antes da medição; três pessoas foram conduzidas à Delegacia da cidade e uma delas foi presa

A Equatorial Goiás informa que realizou, nesta quarta-feira (27), uma inspeção em um frigorífico no município de Nova Veneza, após denúncia, com o apoio das Polícias Civil e Científica, onde foi identificado um furto de energia praticado por meio de desvio antes da medição.
Durante a ação, técnicos da distribuidora constataram que parte do consumo de energia não era registrada pelo medidor oficial. O estabelecimento promovia intervenções irregulares no equipamento de medição da companhia, desviando a energia antes que fosse contabilizada.
A concessionária ressalta que esse tipo de fraude, além de configurar crime, representa riscos à segurança das pessoas e pode causar sobrecarga, curtos-circuitos e até incêndios. A estimativa indica que a irregularidade ocorria há cerca de três anos, e o valor do prejuízo causado pelo furto de energia está sendo calculado.
Durante a operação, a rede do local foi regularizada e três pessoas que estavam no estabelecimento foram conduzidas à Delegacia de Nova Veneza para as devidas providências legais e uma delas foi presa.
Combate às perdas e reforço à segurança da rede
A Equatorial Goiás mantém ações permanentes de fiscalização para coibir irregularidades no sistema elétrico. Desde o início da concessão, já foram realizadas 652 operações, com 382 prisões. Somente em 2025, foram feitas 251 operações e 127 prisões. Os dados refletem o esforço conjunto entre a distribuidora e os órgãos de segurança pública no enfrentamento ao furto de energia, que causa prejuízos ao sistema e compromete a segurança da população.

Furto de energia é crime e pode causar acidentes
Além de ser um crime previsto em lei, o furto de energia oferece riscos graves, como sobrecargas, curtos-circuitos, incêndios e choques elétricos. As ligações irregulares impactam a estabilidade da rede e prejudicam os consumidores que utilizam o serviço de forma regular. A Equatorial Goiás reforça que fraudes como essa afetam não apenas o sistema elétrico, mas colocam vidas humanas em risco e geram prejuízos para toda a sociedade.
Como denunciar
A Equatorial Goiás destaca a importância da participação da população no combate ao furto de energia. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio da Central de Atendimento, pelo número 0800 062 0196.