Equipes da concessionária estarão de prontidão durante os dias de folia. Distribuidora instala novos equipamentos e reforça rede elétrica na cidade

Aruanã, que fica a cerca de 300 km de Goiânia, é famosa por suas praias de rio e atividades ao ar livre, como pesca, passeios de barco e ecoturismo. Durante o Carnaval, o município se transforma em um palco de festa, com blocos de rua, trios elétricos e shows que atraem turistas de diferentes regiões do país.
Pensando no aumento de demanda, a Equatorial Goiás realizou ações importantes na infraestrutura elétrica do município para garantir um carnaval seguro para moradores e turistas e sem imprevistos com a rede elétrico.
De acordo com o gerente de Obras e Manutenção da Regional de Sudoeste, Tiago Sobreira Braga, as ações realizadas pela concessionária são essenciais para atender ao aumento expressivo no consumo de energia durante o feriado. “Aruanã é um dos destinos mais movimentados durante o Carnaval. Nossa equipe trabalhou intensamente para garantir que a cidade esteja preparada para receber esse grande fluxo de visitantes com um fornecimento de energia confiável e estável”, destaca Sobreira.
Modernização de equipamentos
Entre as principais ações realizadas pela concessionária em Aruanã, está a substituição de um transformador por outro de maior potência. Esse equipamento é fundamental para regular a tensão da rede elétrica e suportar a carga de energia consumida pela população. Com o antigo transformador sobrecarregado, a troca foi necessária para garantir que todos os consumidores da cidade tenham acesso a um fornecimento de energia estável, mesmo nos momentos de maior demanda.
“A substituição do transformador foi uma ação fundamental para melhorar o nível de tensão da rede elétrica. Antes, o circuito poderia não suportar a demanda, o que poderia causar oscilações e até interrupções. Agora, com o novo equipamento, a rede está mais robusta e preparada para atender ao aumento no consumo durante o carnaval e ao longo do ano,” explica o superintendente Regional de Sudoeste, Adriano Coloni.
O plano de reconstrução da rede executado pela Equatorial Goiás visa não apenas garantir que a energia elétrica chegue a todos os consumidores com qualidade, mas também prevenir falhas que possam ocorrer devido ao grande aumento no consumo durante o feriado prolongado. Com o transformador de maior potência, a cidade de Aruanã está mais bem preparada para lidar com a demanda energética crescente, garantindo que moradores e turistas possam aproveitar o carnaval sem preocupações.

Equipes em plantão
Além do reforço da infraestrutura elétrica, a distribuidora preparou também operação especial para o período de carnaval em Aruanã. Equipes técnicas estarão de plantão durante todo o feriado, prontas para atender eventuais ocorrências com rapidez e eficiência. A empresa também realizou um plano de manutenção preventiva na cidade, incluindo a troca de postes e isoladores, além de podas de árvores próximas à rede elétrica. Essas ações visam evitar falhas e garantir que a folia não seja interrompida por falta de energia.
“A energia elétrica é fundamental para que as festas de Carnaval aconteçam de forma segura e sem imprevistos. Nosso compromisso é garantir que tanto os moradores quanto os turistas aproveitem o feriado com tranquilidade,” ressalta Adriano.


Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².