Capacitação gratuita com ajuda de custo terá duração de 520 horas

A Equatorial Goiás realizou, na manhã desta terça-feira (1º), a aula inaugural da edição 2025 da Escola de Eletricistas. O evento aconteceu no Auditório Casa da Ponte, no Jardim Goiás, em Goiânia, e marcou o início da terceira edição do programa de capacitação profissional em Goiás, que é totalmente gratuito e oferece ajuda de custo mensal aos participantes.
Com duração de quatro meses, o curso é direcionado para quem deseja atuar no setor de distribuição de energia elétrica. Ao todo, são 520 horas de formação técnica e ainda desenvolvimento comportamental, com foco em habilidades como raciocínio lógico, comunicação e relacionamento interpessoal.
Nesta edição, foram abertas 100 vagas em Goiás, com turmas distribuídas nos municípios de Goiânia, Anápolis, Itumbiara e Luziânia. O programa é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) e é voltado a homens e mulheres maiores de 18 anos, com ensino médio completo e CNH categoria B definitiva.
O presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, destaca o compromisso da companhia com a qualificação profissional e o desenvolvimento socioeconômico no Estado. “Em menos de dois anos de atuação em Goiás, já estamos promovendo a segunda edição de um projeto fundamental para o setor elétrico e para a sociedade. A Escola de Eletricistas oferece uma formação de qualidade, gratuita, e contribui diretamente para a autonomia econômica dos alunos”, afirmou.
Lener também ressaltou o caráter inclusivo da iniciativa, com turmas mistas e oportunidades para mulheres em um setor historicamente masculino. “Essa diversidade ajuda a construir um mercado de trabalho mais justo e representativo”, completou.
Compromisso com o desenvolvimento sustentável
A Escola de Eletricistas está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o ODS 4 (educação de qualidade), mas também contribui com os objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), com metas até 2030.
Com iniciativas como essa, o Grupo Equatorial reforça seu propósito de construir um futuro mais justo, sustentável e com mais oportunidades.

Escola de Eletricistas em números
Desde sua criação, em 2022, o Programa Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial já formou 1.607 profissionais prontos para atuar no setor elétrico, dos quais 833 foram contratados, em todo o Brasil. Somente em Goiás, o projeto já capacitou 259 profissionais. Dessa forma, a iniciativa continua impulsionando a empregabilidade e fortalecendo a formação de profissionais específicos.
O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos seguintes:
ODS 4 – Educação de qualidade
ODS 1 – Erradicação da pobreza
ODS 5 – Igualdade de gênero
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
ODS 10 – Redução das desigualdades
Com essa iniciativa, o Grupo Equatorial reforça seu compromisso com o desenvolvimento social e a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás integra a holding Equatorial Energia, o terceiro maior grupo de distribuição de energia elétrica do Brasil, com sete operadoras que atendem cerca de 14 milhões de clientes. No Estado de Goiás, a distribuidora atende aproximadamente 3,5 milhões de clientes, em 237 municípios, abrangendo 98,7% do território goiano, com uma área de cobertura de 336.871 km².