Ação será realizada na Comunidade Bela Vista, nesta terça-feira (15), com foco em novas ligações e cadastro na Tarifa Social

Com o objetivo de facilitar o acesso da população a serviços essenciais de energia elétrica, a Equatorial Goiás promove, nesta terça-feira (15), das 9h às 16h, um mutirão de atendimentos na Comunidade Bela Vista, em Planaltina de Goiás.
A ação será realizada na Quadra 49, Chácara 14 – Bela Vista 01, na residência do senhor Charles, e vai oferecer atendimentos como solicitação de novas ligações de energia elétrica e cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), externa para famílias de baixa renda.
Durante o mutirão, os moradores da região poderão fazer uma solicitação diretamente no ponto de atendimento, sem precisar se deslocar até uma agência da distribuidora. Para isso, é necessário apresentar os seguintes documentos:
Atendimento para novas ligações estará disponível no local
Os moradores da região poderão solicitar nova ligação de energia no próprio local do mutirão, sem a necessidade de deslocamento até uma agência da distribuidora. Para isso, é necessário apresentar:
· CPF (que não pode ser cancelado ou nulo);
· RG ou outro documento oficial com foto válida em território nacional;
· Declaração de emancipação, quando aplicável;
· Procuração, no caso de atendimento feito por terceiros.
Cadastro na Tarifa Social garante desconto na conta de energia
Outro serviço oferecido no mutirão é o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica. Para participar, o consumidor precisa apresentar um documento pessoal com foto, comprovante de inscrição no CadÚnico com NIS atualizado e a conta de luz do imóvel. Não é necessário ser o titular da conta para fazer o cadastro. “Muitas pessoas ainda não sabem que têm direito ao benefício e acabam pagando mais do que deveriam. Esse tipo de ação é uma oportunidade de orientação e acesso direto ao serviço”, explica a Gerente de Relacionamento com o cliente da regional Nordeste, Maria de Fátima Antunes.
O TSEE contempla inscritos no Cadastro Único com renda de até ½ salário-mínimo por pessoa, beneficiários do BPC, famílias indígenas ou quilombolas, e aqueles que possuem membros com doenças que exigem uso contínuo de equipamentos elétricos. Além de ampliar a inclusão, o mutirão reforçará a importância da manutenção do cadastro atualizado, condição necessária para manter o desconto na conta de energia.
Mudanças na Tarifa Social
Desde 5 de julho, está em vigor a Medida Provisória nº 1.300/2025, que garante 100% de desconto no valor da tarifa de energia para os primeiros 80 kWh/mês consumidos por famílias de baixa renda. Antes da mudança, o benefício não era integral, mesmo para quem consumia um pouco. Agora, quem consome até esse limite paga apenas os tributos, encargos e demais itens que compõem a fatura.
Caso o consumo ultrapasse os 80 kWh, o desconto é aplicado apenas sobre esse valor, e o restante é cobrado proporcionalmente. Por exemplo, num consumo de 120 kWh/mês, o cliente pagará apenas pelos 40 kWh adicionais, além dos tributos obrigatórios. Um gerente reforça a importância da mudança para o orçamento familiar. “Com a nova regra, muitas famílias que mantêm um consumo controlado terão um colapso significativo no orçamento. A economia pode ser projetada para outras prioridades do lar”, afirma Maria de Fátima.
A Goiás Equatorial reforça que é necessário manter o cadastro no CadÚnico e no BPC atualizado a cada dois anos , conforme exigência do Governo Federal. Para verificar se o NIS está ativo ou obter mais informações, o cliente pode ligar para o número 0800 707 2003 ou acessar o portal https://goias.gov.br/ .
Para mais informações da Equatorial Goiás entre em contato pelo 0800 062 0196.
Serviço
Mutirão de atendimento em Planaltina
O que: Novas ligações e cadastro na Tarifa Social
Quando: 15 de julho, das 9h às 16h
Onde: Comunidade Bela Vista – Qd.49 Chácara 14 Bela Vista 01Residência do Charles, Planaltina
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilidades, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 entregadores que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².