
⚡A Equatorial Goiás recebeu, na última quarta-feira (12), o selo social ‘Estabelecimento Amigo da Aprendizagem’ concedido pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), reconhecendo a distribuidora por ter cumprido a cota de jovens aprendizes, referente ao ano de 2023.
📝 Ao todo, o órgão certificou 179 empresas goianas que estão de acordo com o previsto na Lei nº 10.097/2000, chamada ‘Lei da Aprendizagem’ e, com o evento, buscou incentivar outras empresas a adotarem a mesma conduta.
👩🔧 Representando a Equatorial Goiás na solenidade, a gerente de Gente e Gestão, Ana Paula Lima, reforçou que mais do que o cumprimento da Lei, este reconhecimento demonstra o grande objetivo da distribuidora de investir em novos profissionais. “O selo é um grande marco para nós, que consolida todo o programa que realizamos para jovens aprendizes, demonstrando a nossa busca de investimento em capacitação, trazendo um ganho não só para a empresa, mas para toda sociedade”, declarou.
💼 Segundo o procurador do trabalho Meicivan Lima, idealizador da iniciativa, a Lei de Aprendizagem é fundamental para a evolução de toda a sociedade. “Cumprir a cota de aprendizagem tem um impacto direto sobre a redução dos índices de trabalho infantil ilegal, uma prática irregular, a qual, infelizmente, retira de milhares de crianças e adolescentes a oportunidade de frequentar a escola e, consequentemente, ter um futuro profissional melhor”, enfatizou. Ao mesmo tempo, o procurador ressaltou que quando se trata de combate ao trabalho infantil e qualificação de adolescentes e jovens, Goiás alcançou o primeiro lugar no país em número de contratação de aprendizes, com 86,2% da meta atingida, no ano de 2023.
🤩 Já a procuradora do trabalho Milena Cristina Costa, durante sua fala, pontuou que o evento é extremamente importante, pois reforça a relevância desse programa para toda sociedade, pois se o jovem é contratado como aprendiz, são assegurados e todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos aos trabalhadores com vínculo empregatício.
➡️ Durante o evento foi reforçado ainda que a data de 12 de junho foi escolhida para a homenagem por representar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.