Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Estado faz chamada para compra de alimentos da agricultura familiar

Governo de Goiás vai direcionar mais de R$ 16 milhões para aquisição dos produtos que serão destinados à merenda escolar

As 948 unidades escolares da rede estadual de educação iniciam no dia 10 de novembro, o período de chamada pública para a aquisição de alimentos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. O objetivo da iniciativa do Governo de Goiás é atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para o primeiro semestre de 2024. O edital é publicado na escola e na página da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no endereço https://site.educacao.go.gov.br.

Cada edital, que atende uma instituição de ensino estadual, foi redigido de acordo com a sazonalidade das hortaliças e frutas e, especialmente, com as especificidades de cada comunidade e região.

São duas chamadas públicas ao ano que envolvem 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinados à alimentação escolar. Os cálculos do montante reservado à chamada pública são feitos com base no Censo Escolar do ano anterior ao da aquisição. Em 2022, os investimentos superaram R$ 16,6 milhões.

A nutricionista escolar Rafaelly Pereira dos Santos, da Gerência de Alimentação Escolar da Seduc, destaca o ganho nutricional dos produtos adquiridos da agricultura familiar. “É a compra de verduras, legumes e frutas, produtos in natura, que estão na base do cardápio da alimentação nas escolas e os alunos têm acesso a esse alimento com garantia de qualidade”.

Escolas estaduais iniciam chamada pública para aquisição de produtos da merenda escolar/Foto: Seduc

Descentralização
Cada escola tem autonomia para fazer a sua própria aquisição. Os interessados devem apresentar a documentação de habilitação e o projeto de venda conforme o edital da chamada pública referente à escola que pretende atender.

Nessa primeira chamada pública para 2024, entre os meses de novembro e dezembro, todas as unidades farão a aquisição destinada ao primeiro semestre. Nos meses de maio e junho será realizada a segunda chamada para atendimento ao segundo semestre.

A iniciativa reforça a política de valorização da agricultura familiar e o empreendedorismo familiar rural, além de fomentar o comércio local e valorizar o pequeno produtor mais próximo da comunidade onde está a escola. As frutas e verduras são adquiridas em todos os 246 municípios gerando um giro financeiro necessário para manter as hortas familiares. Além disso, propicia que cada escola defina o que quer comprar, o período, a forma de entrega e a quantidade dos produtos.

Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

11
Grupo Equatorial está entre as melhores empresas para trabalhar
carro
Fabricação de veículos em Goiás puxa alta da indústria em agosto
1-10
Gracinha encerra Goiás Social com atendimentos e entregas em Guapó
cel
Equatorial alerta: use só canais oficiais de atendimento
CAR
Prazo para licenciar veículos em Goiás vence no próximo dia 15
11
Grupo Equatorial está entre as melhores empresas para trabalhar
carro
Fabricação de veículos em Goiás puxa alta da indústria em agosto
1-10
Gracinha encerra Goiás Social com atendimentos e entregas em Guapó
cel
Equatorial alerta: use só canais oficiais de atendimento
CAR
Prazo para licenciar veículos em Goiás vence no próximo dia 15