Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Fica começa com mais de 100 filmes, 27 shows e atividades

Cerimônia oficial de abertura foi realizada no Cine Teatro São Joaquim na noite de terça-feira (11/06), com presença de autoridades e exibição de produção japonesa

Cerimônia de abertura do 25º Fica, no Cine Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás: programação segue até domingo (16/06)/Fotos: Fotos: Vinícius Schmidt e Lucas Diener

O 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) começou oficialmente na terça-feira (11/06), dando a largada para uma extensa programação que envolve a exibição de mais de 100 filmes nas quatro mostras competitivas e especiais, além de 27 shows locais, regionais e nacionais, e uma vasta seleção de cursos, oficinas e atividades formativas e culturais. A cerimônia de abertura foi realizada no Cine Teatro São Joaquim, com a sessão especial “Filmes para Adiar o Fim do Mundo” e a exibição da produção japonesa Jizai, da diretora Maiko Endo.

O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). A programação do festival segue até o dia 16 de junho.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, o secretário de Estado da Retomada, César Moura; o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, e outras autoridades.

“É um festival extremamente relevante, árduo, mas sabemos que estamos conseguindo levar o audiovisual, levar o cinema do estado de Goiás a outros patamares”, declarou a secretária Yara Nunes. A pró-reitora Luana Ribeiro destacou o caráter multifacetado do festival e a importância da temática ambiental: “O Fica é o primeiro do país que discute a temática ambiental e ele não é só um festival, tem inúmeras atividades dentro dele”.

O primeiro dia do Fica contou também com apresentações artísticas na Cruz do Anhanguera e shows musicais no palco da Praça do Coreto, no centro da cidade. A programação do festival contempla diversas atrações artísticas e outras atividades, com destaque para as ações inéditas de preservação, recuperação e revitalização do meio ambiente. “Algo precisa ser feito por cada um de nós para que a nossa contribuição possa, de fato, ser efetiva para a mudança que precisamos ver”, alertou a titular da Semad, Andréa Vulcanis.

O Fica 2024 possui quatro mostras competitivas: Mostra Washington Novaes, Mostra do Cinema Goiano, Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais (inédita) e Mostra Becos da Minha Terra, exclusiva para produções locais, além das sessões especiais de parceiros.

O festival conta também com uma vasta programação artística, cultural e formativa. Ao todo, são 27 atrações musicais, sendo três nacionais: Sandra Sá, na sexta-feira (14/06); Ira!, no sábado (15/06); e Silva, encerrando o evento no domingo (16/06). Ações formativas, exposição de arte, feiras de artesanato e gastronomia, tenda multiétnica, oficinas, debates, fóruns, rodas de conversa e muito mais completam a agenda.

“O Fica é uma oportunidade para que possamos refletir sobre os nossos modos de vida e buscarmos consensos para a preservação do planeta”, lembrou o prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Gouvea.

Para conferir a programação completa do festival, visite o site oficial do Fica: https://fica.go.gov.br/.

Apoio
O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), The Nature Conservancy, MapBiomas, Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.

Secretaria da Cultura – Governo de Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

cidades
Caiado defende segurança como pilar da qualidade de vida em GO
gracinha
Em SP, Gracinha Caiado é homenageada por apoio às mulheres rurais
2
Grupo Equatorial abre inscrições para Escola de Eletricistas 2025
equa-3
Equatorial realiza Mutirão Pelo Cliente Todo Dia em Itapuranga
11
Caiado pede união do setor rural para estabilidade do agro
cidades
Caiado defende segurança como pilar da qualidade de vida em GO
gracinha
Em SP, Gracinha Caiado é homenageada por apoio às mulheres rurais
2
Grupo Equatorial abre inscrições para Escola de Eletricistas 2025
equa-3
Equatorial realiza Mutirão Pelo Cliente Todo Dia em Itapuranga
11
Caiado pede união do setor rural para estabilidade do agro