Equatorial Goiás alerta para impactos causados pelos incêndios, que comprometem desempenho de equipamentos e fornecimento de energia

A estiagem é um período que exige atenção redobrada de todos. O clima seco e as altas temperaturas aumentam consideravelmente o risco de queimadas, que colocam em perigo vidas, meio ambiente e a segurança do fornecimento de energia. Muito antes do fogo alcançar cabos e equipamentos, a fumaça carregada de fuligem e partículas podem provocar sérios danos à rede elétrica, depositando-se sobre cabos, isoladores e cruzetas, equipamentos fundamentais para a rede de distribuição.
Esse acúmulo compromete o funcionamento dos equipamentos, eleva de forma significativa o risco de falhas e desligamentos. Essas ocorrências, além de prejudicarem a saúde da população e o equilíbrio ambiental, podem gerar interrupções no fornecimento de energia e aumentar o risco de acidentes. “O problema começa muito antes das chamas. A fuligem que se acumula nos isoladores interfere na condução da energia e, dependendo da intensidade, pode causar apagões e até danos permanentes aos cabos”, explica o gerente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima.
Além da fuligem, o calor nas proximidades das áreas de queimadas também compromete a estrutura da rede elétrica. “O calor intenso das queimadas pode danificar cruzetas e suportes dos cabos, peças essenciais para a sustentação da rede. Esses danos podem provocar interrupção imediata do fornecimento e aumentar risco de acidentes”, afirma o gerente.
Cuidados para prevenir queimadas
É essencial que a população adote cuidados para prevenir queimadas próximas à rede elétrica. Entre as principais recomendações:
1 – Evitar qualquer tipo de fogo próximo à vegetação e à rede elétrica;
2 – Não jogar pontas de cigarro ou resíduos inflamáveis em áreas com vegetação;
3 – Denunciar focos de queimadas próximos à rede por meio dos canais da Equatorial Goiás, garantindo rápida intervenção das equipes técnicas;
4 – Manter a vegetação controlada nas faixas de servidão que são áreas próximas às redes de distribuição;
Ações nas subestações
Para minimizar os efeitos das queimadas, a Equatorial Goiás intensifica medidas preventivas, como a limpeza das faixas de servidão com roçagem periódica e retirada de material combustível nas áreas sob as linhas de distribuição, reduzindo o risco de propagação do fogo. Também realiza poda preventiva e corte de vegetação próxima às redes, evitando o contato com os condutores elétricos, especialmente em regiões de mata seca e com histórico de focos de calor.
As inspeções técnicas são programadas e feitas tanto em campo quanto com o apoio de tecnologia, como drones e sensores, para identificar pontos vulneráveis próximos às subestações e demais estruturas da rede. O monitoramento em tempo real é realizado pelo COI, que acompanha continuamente as condições do sistema e executa manobras telecomandadas para recomposição automática da rede em caso de desligamentos provocados por incêndios nas proximidades. Além disso, as subestações contam com vigilância 24 horas por meio de câmeras de segurança.

Canais de denúncia
A Equatorial Goiás orienta que denúncias de queimadas próximas à rede elétrica sejam feitas de forma anônima por meio dos seguintes canais:
* Aplicativo Equatorial Energia (Android e iOS)
* Agência virtual: www.equatorialenergia.com.br
* Call Center: 0800 062 0196
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 14 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².
