Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Goiás terá teste de drogas em operações de trânsito em outubro

Um novo equipamento capaz de detectar drogas pela saliva deve chegar às blitzes de Goiás nos próximos meses. O dispositivo, popularmente chamado de drogômetro, identifica a presença de substâncias como maconha (THC), cocaína, anfetaminas e metanfetaminas no organismo do motorista — e pode ser usado como ferramenta complementar ao bafômetro nas operações de trânsito do estado.

A mudança foi possível após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovar novas regras que autorizam o uso do equipamento na fiscalização. Em Goiás, os órgãos responsáveis têm 60 dias para se adaptar às exigências, com previsão de incorporação às operações a partir de outubro deste ano.

Isso, porém, não garante que o drogômetro estará disponível em todas as blitzes já nessa data. O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) informou que realiza estudos para adequação e deverá iniciar o processo de aquisição dos aparelhos. Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) apontou que ainda são necessárias etapas de homologação e regulamentação.

Diferente do bafômetro, o drogômetro não mede a quantidade da substância consumida — apenas indica se ela está presente no organismo. Os equipamentos utilizados precisam ser certificados conforme o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, regulado pelo Inmetro.

O uso de drogas ao volante já é infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro. O novo teste não cria nova penalidade, mas amplia a capacidade dos agentes de identificar motoristas sob efeito de substâncias psicoativas.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

1-30
Fogo perto da rede elétrica? Saiba como agir em segurança
1-27
Equatorial Goiás amplia ações em educação e defesa do consumidor
2-25
Equatorial Goiás anuncia interrupções de energia na semana
1-26
Calor e tempo seco elevam risco de queimadas em Goiás
1-25
Equatorial apreende quase 700 kg de cabos em operação policial
1-30
Fogo perto da rede elétrica? Saiba como agir em segurança
1-27
Equatorial Goiás amplia ações em educação e defesa do consumidor
2-25
Equatorial Goiás anuncia interrupções de energia na semana
1-26
Calor e tempo seco elevam risco de queimadas em Goiás
1-25
Equatorial apreende quase 700 kg de cabos em operação policial