Rodadas de negócios, palestras, workshops e mostras culturais fazem parte da programação da maior feira de empreendedores de periferias e favelas da América Latina, que deve atrair mais de 10 mil visitantes em dois dias

Goiânia recebe, nesta sexta-feira e sábado (26 e 27/9), a Expo Favela Innovation 2025, maior feira de empreendedorismo, inovação e cultura de periferias e favelas da América Latina. O evento, que é realizado no Passeio das Águas Shopping, das 12h às 19h30, conta com o apoio do Governo de Goiás para reunir startups, pequenos negócios, artistas e iniciativas sociais que transformam realidades nas comunidades. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso no site goiasexpofavela.com.br.
A realização do evento, apoiada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), reforça o compromisso do Governo de Goiás com a inovação, o empreendedorismo social e a valorização da cultura das periferias. A abertura oficial será realizada nesta sexta-feira, às 14h, com a presença dos secretários José Frederico Lyra Netto (Secti) e Yara Nunes (Secult).
Para José Frederico, a iniciativa é uma vitrine para a criatividade e inovação que surgem nas comunidades. “Nosso papel é garantir que o acesso à tecnologia, ao conhecimento e às políticas de incentivo chegue a todos os goianos, principalmente àqueles que mais precisam. A Expo Favela merece todo apoio do governo estadual para crescer e inspirar novas gerações”.
A expectativa dos organizadores é receber mais de 10 mil visitantes nos dois dias de evento, entre empreendedores, investidores, empresas, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil. Durante a feira, os melhores negócios serão selecionados para representar Goiás na Expo Favela Brasil, que será realizada em São Paulo, e poderão concorrer à participação em um reality show no programa É de Casa, da TV Globo.
Titular da Secult, Yara Nunes também destaca a força da cultura periférica. “A Expo Favela é um espaço de reconhecimento e valorização da arte que nasce nas comunidades. Esses artistas e empreendedores carregam consigo a identidade e a potência cultural do nosso povo, e é papel da Cultura apoiar e ampliar a visibilidade desses talentos. A feira mostra a força criativa das periferias de Goiás”.

Organização
O evento é organizado pela Central Única das Favelas (Cufa), presente nos 26 estados brasileiros, no Distrito Federal e em outros 40 países. A Expo Favela é realizada em todo o Brasil e, em 2025, conta com uma edição internacional em Paris, na França. Assim como todos os eventos da Cufa, a feira é uma oportunidade da periferia mostrar sua identidade cultural e sua potência, reunindo atrações regionais e nacionais, como o show do sambista Dudu Nobre, que se apresenta na sexta-feira.
“A Expo Favela vem pra ser um ponto de encontro para mostrar esses empreendedores para grandes empresários e investidores que possam ver esses negócios e serem investidores e apoiadores” explica Breno Cardoso, presidente da Cufa Goiás.
A feira contará com rodadas de negócios, palestras, workshops, painéis temáticos, shows, exposições e mostras culturais, além de um espaço dedicado a soluções tecnológicas desenvolvidas por jovens talentos. Entre os destaques da Secti, estão oficinas e demonstrações tecnológicas no estande da secretaria.
Há demonstrações de robótica dos programas Start e Sukatech, que oferecem cursos gratuitos de tecnologia aos goianos acima de 8 anos de idade, além de palestras voltadas aos empreendedores feitas pelo Hub Goiás. No estande, também está presente o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG), com robôs humanoides e outras demonstrações tecnológicas.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás