Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Governo leva startups goianas à China para expansão

Dez startups goianas com forte atuação em tecnologia e inteligência artificial participam do Hicool Entrepreneur Summit, de 16 a 18 de outubro, em missão de programa do Hub Goiás

Dez startups goianas embarcaram nesta segunda-feira (13/10) para a China, onde vão participar do Hicool Entrepreneur Summit, um dos maiores eventos globais de empreendedorismo tecnológico. A missão, que tem o apoio do Governo de Goiás e também passará por parques tecnológicos, faz parte do programa Madurar Internacional, do Hub Goiás, equipamento criado e mantido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerido pelo Porto Digital.

O objetivo do programa é fomentar novos negócios inovadores de Goiás, com entrada estruturada e assistida no mercado internacional, conexões comerciais e oportunidades de investimento no mercado asiático. “Estamos enviando startups goianas maduras para mostrar nosso potencial, especialmente no uso de inteligência artificial, e criar pontes tecnológicas e oportunidades reais de investimento para nosso estado. Esta missão é uma porta de entrada para que nossa inovação seja reconhecida mundialmente”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

O Hicool Entrepreneur Summit reunirá mais de 500 startups de todo o mundo e deve atrair público de aproximadamente 50 mil visitantes, servindo como vitrine de produtos, tecnologias e articulação com cadeias industriais globais. Além disso, a missão visitará parques tecnológicos como o TusPark, ligado à Universidade de Tsinghua, localizado na Zhongguancun National Innovation Demonstration Zone, epicentro das inovações chinesas que reúne mais de mil empresas de tecnologia, e é sede de multinacionais e grandes empresas da China.

“O Madurar Internacional foi idealizado graças à escuta ativa que fizemos com as startups goianas que orbitam o Hub Goiás. Identificamos a necessidade e importância de apresentar toda pesquisa e tecnologia desenvolvida no estado para o mundo. Além dessa vitrine, as startups terão oportunidade de conhecer novos modelos de negócios, tecnologias e entender como atender um novo mercado com seus produtos e serviços. Como o evento reúne empreendedores do mundo inteiro, é possível fazer benchmarking aprofundado e desenvolver melhoria nos negócios e claro, na mentalidade do empreendedor”, afirma o superintendente de Inovação do Hub Goiás, Johnny Laranjeira.

IA
A inteligência artificial é tecnologia presente no modelo de atuação das starts selecionadas, seja em educação, bioeconomia, saúde, marketing ou indústria, o que reforça o perfil tecnológico e inovador de Goiás, que quer ser o principal polo de IA do Brasil. Entre as startups participantes estão a Nanoterra, especializada em biotecnologia e nanotecnologia sustentável, e a BioUs, referência em bioeconomia circular e reaproveitamento de resíduos orgânicos com uso de IA.

“Participar dessa missão é uma oportunidade de conectar a Nanoterra com o ecossistema asiático e fortalecer a internacionalização da inovação feita em Goiás”, destaca a cofundadora da Nanoterra, Yara Mendes. Já o CEO da BioUs, Raimundo Lima, diz que “a missão é estratégica para aproximar startups goianas de investidores e parceiros internacionais, consolidando a presença de Goiás no cenário global de tecnologia”.

A participação das empresas no Hicool integra um conjunto de ações da Secti para impulsionar o empreendedorismo de base tecnológica, promovendo a troca de conhecimento e o acesso a mercados internacionais. As startups já passaram por estágio de preparação no Brasil, via Hub Goiás, para imersão no mercado chinês. A missão terá agendas de networking, visitas técnicas e articulações com parques de tecnologia, aceleradoras e potenciais investidores.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

caiado
Caiado alerta que avanços de Goiás podem ruir nas mãos erradas
et
Campanha orienta a evitar atraso na conta de energia
e1
Equatorial combate furtos e recupera 36 t de cabos em2025
12-2
Equatorial lança segunda edição do projeto Energia Feminina
goias
Indústria goiana registra maior alta no país em outubro
caiado
Caiado alerta que avanços de Goiás podem ruir nas mãos erradas
et
Campanha orienta a evitar atraso na conta de energia
e1
Equatorial combate furtos e recupera 36 t de cabos em2025
12-2
Equatorial lança segunda edição do projeto Energia Feminina
goias
Indústria goiana registra maior alta no país em outubro