Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Governo realiza missão internacional na Estônia, Finlândia e Singapura

Comitiva liderada pelo vice-governador Daniel Vilela vai visitar países considerados referências em transformação digital e modernização de serviços públicos

Vice-governador Daniel Vilela e secretário José Frederico Lyra Netto partem para Europa e Ásia no final do mês de maio/Foto: Governo de Goiás

Em busca de conhecimento para aprimorar a qualidade de serviços públicos, o vice-governador Daniel Vilela lidera missão internacional do Governo de Goiás, com foco em inovação e transformação digital. Ao lado dos titulares da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, e da Secretaria da Economia, Francisco Sérvulo, ele representará o Estado em uma conferência global na Estônia e visitará centros de referência na Finlândia e em Singapura.

A previsão é de que a comitiva embarque no dia 26 de maio, com retorno no dia 4 de junho. “Estamos investindo em tecnologia como vetor de desenvolvimento econômico, social e humano. Goiás quer ser protagonista nessa nova era digital”, destaca Daniel Vilela, que, junto com o titular da Secti, está confirmado como palestrante no e-Governance Conference 2025, na Estônia. O evento reunirá mais de 500 líderes de 90 países, além de CEOs de grandes corporações.

O roteiro inclui visitas a centros de excelência, como o e-Estonia, na capital Tallinn, e o Campus de Testes de Veículos Autônomos, em Singapura. A missão também conhecerá as estratégias de transformação digital e smart cities na Finlândia e terá compromissos em órgãos de planejamento urbano, segurança pública, transformação digital e formação técnica em Singapura, como o Public Service Commission, o Smart Nation and Digital Government Office e o Institute of Technical Education.

Goiás é polo de inteligência artificial
Goiás já se destaca no cenário nacional com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG), criado em 2019 e apoiado pelo Estado. Agora, o governo dá um passo além ao projetar a criação de um Distrito de Inovação e IA em Goiânia. “A transformação digital é uma prioridade em Goiás, que já é o primeiro lugar do país na oferta de serviços públicos digitais, mas quer se tornar a principal referência em inteligência artificial do país”.

A estratégia de transformação digital não se restringe ao nível estadual. Goiás já apoia 108 municípios por meio do programa e-Goiás – Transformação Digital dos Municípios, que integra a Rede Estadual de Transformação Digital, comandada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A viagem também contribuirá para qualificar as ações desta rede, com acesso às melhores práticas internacionais e soluções para desafios municipais de serviços públicos digitais.

A missão também ocorre em um momento em que o Estado consolida o Observatório de Inovação em Políticas Públicas, uma rede colaborativa que conecta 21 órgãos do Executivo, Judiciário e Legislativo a laboratórios de inovação. Além disso, Goiás investe fortemente na formação de mão de obra digital, com iniciativas como as Escolas do Futuro, os laboratórios Start e o programa Cidadão Tech 60+.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

caiado
Caiado alerta que avanços de Goiás podem ruir nas mãos erradas
et
Campanha orienta a evitar atraso na conta de energia
e1
Equatorial combate furtos e recupera 36 t de cabos em2025
12-2
Equatorial lança segunda edição do projeto Energia Feminina
goias
Indústria goiana registra maior alta no país em outubro
caiado
Caiado alerta que avanços de Goiás podem ruir nas mãos erradas
et
Campanha orienta a evitar atraso na conta de energia
e1
Equatorial combate furtos e recupera 36 t de cabos em2025
12-2
Equatorial lança segunda edição do projeto Energia Feminina
goias
Indústria goiana registra maior alta no país em outubro