Orientação da Secretaria de Estado da Saúde foi enviada aos municípios após baixa cobertura entre grupos prioritários; cidades como Goiânia e Aparecida já anteciparam a imunização para pessoas a partir de 6 meses de idade

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recomendou aos municípios a ampliação da vacinação contra a Influenza para toda a população a partir de 6 meses de idade, a partir de 1º de junho. Até então, a imunização estava restrita aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A orientação foi formalizada por meio de nota técnica enviada às prefeituras.
Os municípios que já possuem estrutura organizada poderão antecipar o início da vacinação. Em Aparecida de Goiânia, a ampliação começou nesta quarta-feira (27/5). Já em Goiânia, a aplicação para toda a população terá início nesta quinta-feira (28/5). A decisão foi tomada após avaliação das ações realizadas pelo Estado ao longo dos últimos dois meses, período em que a vacinação ficou concentrada nos grupos prioritários, além da realização de dois Dias D de mobilização contra a gripe.
Dados da SES mostram que a cobertura vacinal em Goiás permanece abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o índice geral entre os grupos prioritários é de 34,78%. Entre as crianças, a cobertura é de 24,74%; entre idosos, 38,94%; e entre gestantes, 42,84%. A expectativa da Secretaria da Saúde é que a ampliação da vacinação aumente a procura pelos postos e facilite a imunização de idosos e crianças que dependem do deslocamento de familiares ou responsáveis.
O secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, afirmou que o cenário das doenças respiratórias exige atenção da população. “Quando as pessoas deixam de se vacinar com base em informações incorretas, elas se expõem a riscos reais. Goiás já registra 4.156 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 202 mortes em 2026. A vacina é segura, gratuita e a principal forma de evitar complicações e óbitos”, declarou.

A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, reforçou o alerta sobre a disseminação de informações falsas relacionadas à vacina. “A vacina contra a Influenza não causa gripe porque é produzida com vírus inativados, incapazes de provocar a doença. Também é falsa a informação de que ela estaria associada à vacina da Covid-19 no mesmo frasco. São vacinas diferentes, produzidas de forma independente e seguindo critérios rigorosos de segurança”, explicou.
Goiás possui cerca de 1,668 milhão de pessoas nos três principais grupos prioritários: idosos, gestantes e crianças entre 6 meses e menores de 6 anos. Até o momento, foram aplicadas 580.483 doses nesses públicos. Considerando os 18 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, a estimativa é de 2,7 milhões de pessoas aptas à vacinação no estado. Ao todo, Goiás já aplicou 922.775 doses da vacina contra a Influenza.
A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A SES informa que Goiás possui mais de mil postos de vacinação. Para receber a dose, é necessário apresentar documento pessoal e, se possível, o cartão de vacinação.
Secretaria da Saúde – Governo de Goiás
