Coração, rins, fígado e córneas foram captados; doação irá beneficiar pacientes do SUS que aguardam na lista de espera por um transplante

O Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) realizou, no sábado (6/9), a primeira captação de múltiplos órgãos na unidade de saúde, sendo um marco para a região Sudoeste do Estado. Essa também foi a primeira doação de órgãos durante a campanha Setembro Verde em Goiás, iniciativa dedicada à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
Após a morte encefálica da doadora de 22 anos, a Central Estadual de Transplantes e a equipe médica do HEJ realizaram o contato com a família, que deu autorização para a doação dos órgãos, com o objetivo de ajudar o próximo. Coração, rins, fígado e córneas foram os órgãos captados. A doação irá beneficiar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que aguardam na lista de espera por um transplante.
O diretor Técnico do HEJ, Pedro Vinícius Leite de Sousa, destaca a importância da conscientização sobre a doação, o apoio das equipes assistenciais e da gestão da unidade. “Esse momento é um marco histórico do hospital e para a nossa região. Só ocorreu com sucesso graças à família da paciente, que em um ato de amor e solidariedade ao autorizar a doação dos órgãos; à equipe multiprofissional, que conduziu todo o processo de maneira segura e eficaz. Essa é a primeira captação durante a campanha Setembro Verde”, afirma.

Perfil
O Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) é uma unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES). Fundado em dezembro de 1995 e funciona 24 horas. São atendidas demandas de urgência, emergência, maternidade e eletivas. A unidade atende casos nas especialidades de Anestesiologia, Clínica Geral, Clínica Cirúrgica, Ortopedia/Traumatologia, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cirurgia Vascular, Urologia, Infectologia, Pneumologia, Nefrologia, Oftalmologia, Cardiologia, Psicologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Serviço Social e Odontologia. O hospital possui leitos cirúrgicos, pediátricos, clínicos, obstétricos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), saúde mental e intermediário Neonatal.
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

