Dados do IBGE mostram que o crescimento goiano supera o aumento brasileiro
Na variação acumulada em 12 meses, o estado obteve o 3° maior crescimento (6,8%) do país. A alta foi puxada pela fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (57,7%), seguido pela confecção de artigos do vestuário e acessórios (32,2%). O crescimento nacional nesse indicador foi de 2,6%.
A indústria goiana registrou o maior aumento entre todos os estados do país em setembro de 2024, com o crescimento de 2,4% na comparação contra agosto do mesmo ano, na variação com ajuste sazonal. No mesmo indicador, o crescimento nacional foi de 1,1%. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e validada pelo Instituto Mauro Borges (IMB), nesta quinta-feira (07/11).
No acumulado no ano, o aumento foi de 3,9% enquanto a média brasileira foi de 3,1%. A atividade destaque do ano é fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, com crescimento de 68,7% em 2024.
Na variação de 0,2% da produção industrial goiana de setembro de 2024 na comparação com o mesmo mês de 2023, oito das treze seções e atividades industriais apresentaram alta, sendo as mais relevantes: fabricação de produtos alimentícios (2,1%), fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (4,5%) e fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (46,9%).
As altas foram devidas ao aumento na produção de carnes e miudezas de aves congeladas; carnes e miudezas de aves frescas ou refrigeradas; álcool etílico; biodiesel; automóveis com motor a gasolina, álcool ou bicombustível; e veículos para o transporte de mercadorias com motor diesel.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, comemora os resultados. “A indústria goiana continua atingindo resultados à frente da média nacional. Fomos o estado que mais cresceu no país na variação mensal com ajuste sazonal e esse aumento é muito significativo, pois revela que a nossa economia segue aquecida. Goiás seguirá buscando mais crescimento e intensificando os trabalhos para a manutenção e fomento do setor”, pontua.
“O avanço da indústria, sendo destaque a nível nacional, demonstra a força do setor em Goiás, refletindo nossos esforços contínuos para fomentar um ambiente propício ao crescimento e à inovação”, comemora o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Brasil
No acumulado do ano, a indústria nacional subiu 3,1% com resultados positivos em 17 dos 18 locais pesquisados. Já o acumulado em doze meses foi de 2,6%, também com 17 dos 18 locais analisados mostrando resultados positivos.
Na comparação com setembro de 2023, a indústria avançou 3,4% e as taxas positivas foram verificadas em 14 dos 18 locais pesquisados, com Goiás sendo destaque.
Secretaria-Geral de Governo | Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás