Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Operação flagra furto de energia em residências de Mineiros

Ação identificou ligação clandestina; quatro pessoas foram presas em flagrante

A Equatorial Goiás, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Científica, realizou nesta quarta-feira (29) uma operação de combate ao furto de energia em residências localizadas no Loteamento Buena Vista, em Mineiros. A ação foi desencadeada após indícios de irregularidades detectados durante inspeções de rotina, que confirmaram a existência de ligações diretas na rede elétrica.

Os prejuízos causados pelo crime estão sendo calculados e serão cobrados, conforme prevê a legislação vigente. Os responsáveis pelas residências foram presos em flagrante: três deles foram liberados após pagamento de fiança e responderão ao processo em liberdade, enquanto o quarto suspeito permanece preso por não ter pago fiança.

Combate às perdas e reforço à segurança da rede

A Equatorial Goiás mantém ações permanentes de fiscalização para coibir irregularidades no sistema elétrico. *Desde o início da concessão, já foram realizadas 652 operações, com 382 prisões. Somente em 2025, foram realizadas 251 operações e 127 prisões.* Os dados refletem o esforço conjunto entre a distribuidora e os órgãos de segurança pública no enfrentamento ao furto de energia, que causa prejuízos ao sistema e compromete a segurança da população.

Furto de energia é crime e pode causar acidentes

Além de ser um crime previsto em lei, o furto de energia oferece riscos graves, como sobrecargas, curtos-circuitos, incêndios e choques elétricos. As ligações irregulares impactam a estabilidade da rede e prejudicam os consumidores que utilizam o serviço de forma regular. A Equatorial Goiás reforça que fraudes como essas afetam não apenas o sistema elétrico, mas colocam vidas humanas em risco e geram prejuízos para toda a sociedade.

Legislação mais rígida

De acordo com a Lei nº 15.181, sancionada em 28 de julho de 2025, os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos e equipamentos utilizados no fornecimento ou transmissão de energia elétrica agora têm punições mais severas. A pena para furto qualificado de materiais usados em serviços essenciais foi elevada para 2 a 8 anos de reclusão, além de multa. Em casos de roubo que comprometa serviços públicos essenciais, a pena passa a ser de 6 a 12 anos de reclusão e multa.

Para o crime de receptação simples, a pena pode chegar a 4 anos de reclusão e multa. No caso de receptação qualificada, a pena é de até 8 anos, mas pode ser dobrada se envolver bens ligados a serviços essenciais, podendo chegar a até 16 anos de reclusão e multa.

Como denunciar

A Equatorial Goiás destaca a importância da participação da população no combate ao furto de energia. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio da Central de Atendimento, pelo número 0800 062 0196.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

1-25
OVG comemora 78 anos, recorde de atendimentos e destaque internacional
1-24
Goiás Social e OVG mobilizam escolas para o Natal do Bem
a
Chuvas fortes e ventos de 58 km/h acendem alerta em Goiás
2-9
Equatorial realiza mutirão de novas ligações em Formosa
1-23
Goiás encerra prazos do IPVA e licenciamento nesta sexta
1-25
OVG comemora 78 anos, recorde de atendimentos e destaque internacional
1-24
Goiás Social e OVG mobilizam escolas para o Natal do Bem
a
Chuvas fortes e ventos de 58 km/h acendem alerta em Goiás
2-9
Equatorial realiza mutirão de novas ligações em Formosa
1-23
Goiás encerra prazos do IPVA e licenciamento nesta sexta