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Seduc realiza imersão para alinhar ações de 2025 e 2026

Secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) realizou, nesta sexta-feira, 21/02, uma grande reunião de imersão sobre o Regulamento da Pasta, com vistas ao debate e atualização das competências previstas em cada uma de suas áreas e unidades administrativas de forma alinhada aos planos nacional e estadual de Educação. O objetivo do encontro foi definir as prioridades para os próximos anos, tendo como base o planejamento estratégico já elaborado em 2022.

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, destacou, na abertura do evento, a importância desse momento para que todos os servidores lotados na sede da Seduc/GO possam analisar o que já foi feito e definir novos avanços.

“Este é o momento de afinarmos, ainda mais, nossas ações para sermos cada vez mais assertivos no atendimento aos estudantes com a excelência que eles merecem. Conhecer o planejamento e os planos de Educação amplia nossa capacidade de resolver as demandas que surgem nas unidades escolares”, enfatizou.

Durante a imersão, os participantes foram divididos em grupos conforme suas áreas de atuação, permitindo uma discussão mais específica e direcionada às necessidades de cada setor. Toda a secretaria participou do encontro.

Alinhamento Pedagógico

A Diretoria Pedagógica da Seduc/GO formou um dos grupos de discussão e propostas. Entre os temas discutidos se destacaram as competências e atribuições dos servidores, as definições previstas no Regulamento e o planejamento de prioridades da Educação estadual.

A diretora pedagógica, Alessandra Oliveira de Almeida, destacou ações para melhorar as redações do Enem, fortalecer o acompanhamento dos alunos e reforçar o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Também anunciou a ampliação das vagas do programa GoiásTec para comunidades quilombolas e indígenas.

Outros destaques incluem a expansão do ensino integral e o crescimento do Profissionaliza Goiás, que passou de 300 para 20 mil inscritos desde 2019. No Ensino Fundamental, foi debatida a cooperação com os municípios para fortalecer a rede de ensino.

Política Educacional

Constituindo outro importante grupo nas discussões acerca do Regulamento da Seduc/GO, a Diretoria de Política Educacional, para além da revisão de incisos, nova redação, alterações com foco na relação atribuições/unidade administrativa e de atualização de suas competências dentro do Regulamento, propôs macro ações prioritárias com vistas aos próximos dois anos.

A proposta que destaca essas ações foi feita considerando-se sua estrutura, superintendências, gerências e organização. Integram esta diretoria as superintendências de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados; de Apoio ao Desenvolvimento Curricular; e, do Programa Bolsa Educação.

Neste contexto, de forma ampla, as ações prioritárias foram assim definidas. A macro ação da diretoria é de “Elaboração, monitoramento, apoio e avaliação de diretrizes, normas e políticas”. De acordo com a diretora de Política Educacional da Seduc/GO, Vanessa de Almeida Carvalho, aqui se incluem a elaboração de diretrizes e normas para as Unidades Escolares, o monitoramento e avaliação das políticas educacionais e do plano estratégico e o apoio e capacitação contínua de educadores e gestores.

Entre estas ações está o Revisa Goiás, que é um material didático estruturado de apoio às ações de recomposição das aprendizagens.

Também terá destaque a Formação em pares, que se constitui na oferta de formação continuada para professores de Língua Portuguesa e Matemática e outras áreas do conhecimento no modelo híbrido. Imersão da tutoria é outra destas ações, então, voltada ao fortalecimento desta metodologia.

Uma outra ação elencada nas prioridades refere-se ao programa Bolsa Estudo que beneficia estudantes do 9º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Na mesma perspectiva, também terá destaque a oferta do Pé-de-Meia, programa do governo federal implementado em parceria com a Seduc/GO.

Outras ações prioritárias desta diretoria são a Rota para aprendizagem; a Avaliação externa; e, o Curso Gestão Administrativa da Secretaria Escolar.

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