Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Senador Vanderlan Cardoso relembra criação do Plano Real

Os 30 ano do Plano Real

Senador Vanderlan Cardoso

Senhoras e Senhores Senadores,

Quem nasceu há mais de 30 anos, certamente deve lembrar das pessoas correndo aos mercados para fugir da remarcação de preços, do aumento da carestia, da inflação… Eram tempos turbulentos na economia, de hiperinflação: 80 por cento ao mês!

O dólar também oscilava e impactava a economia aqui dentro. Desde a redemocratização no Governo Sarney, o brasileiro aprendeu a acompanhar na frente da TV e do rádio a chegada de planos econômicos: Cruzado, Bresser, Verão, Collor 1 e 2, alguns deles bem traumáticos.

A maioria dos brasileiros era obrigada a participar de corridas aos supermercados, tão logo recebesse o salário no início do mês, para estocar produtos que aumentavam de preço diariamente.

Alguns poucos que tinham acesso, por exemplo, a contas remuneradas de curtíssimo prazo – o overnight – ainda podiam tentar se proteger da inflação.


Nessa época, o cenário macroeconômico, marcado pelo alto grau de endividamento externo, déficits públicos elevados e crescimento baixo, fez com que muitos economistas chamassem os anos 80 de “década perdida”.

Mas aí veio o governo Itamar Franco e o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso. E criaram o Plano Real. Esse plano estabilizou a economia brasileira e colocou a inflação sob controle. Pareou a moeda nacional com o dólar. Manteve o poder de compra do trabalhador de baixa renda.

Abordo esse tema, hoje, aqui na CAE, porque temos de tirar as lições que a História nos dá a cada episódio. Nossa matéria-prima aqui nessa comissão é a economia, são as leis. Mas nosso objetivo é melhorar o país, garantir a estabilidade, combater a pobreza e fazer o dever de casa interno para conseguir avanços na educação, na saúde, na segurança, no emprego e no crescimento sustentável.

Não é hora de duelos políticos com a economia como pano de fundo para as contendas. Quando os governos erram a mão e afetam nossas instituições, quem paga o preço maior é o desfavorecido, são as famílias, nossos filhos…

E ninguém quer isso. Acredito que nem a Oposição! A Direita e a Esquerda no mundo querem preservar suas economias. Não se deve fulanizar a crise!

Talvez o maior programa de inclusão social e de combate à fome seja dar estabilidade duradoura à economia brasileira. Isso afeta também nossos amigos vizinhos e parceiros comerciais.

A CAE tem feito sua parte, contribuímos com a reforma tributária, no aperfeiçoamento dos mecanismos que instrumentalizam o Estado brasileiro, entre tantas medidas aqui aprovadas e que viraram leis depois.

Dentro do papel de ajudar no aperfeiçoamento de nossas instituições, propus a autonomia orçamentária e financeira do Banco Central. Isso vai contribuir com a condução da política monetária e o controle da inflação, por consequência.

Não se segura o dólar queimando nossas reservas. É preciso que os sinais dados pelos governantes ajudem a acalmar a economia de um modo geral, a segurar de novo o dragão da inflação, que volta a bater nas nossas portas.

No que depender da CAE, e – tenho certeza – dos colegas senadores que a integram, vamos ajudar o Brasil a continuar nos trilhos.

Quem nos assiste hoje pela TV e rádio Senado, conte com a gente. Mande mensagens para nossa comissão, interaja com os veículos de comunicação dessa Casa. Não vamos esmorecer!

Muito obrigado!

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

cachorro
OAB GOIÁS E OAB DF se unem em campanha contra o abandono de animais
ed1
Caiado participa de reunião do Conselho da Federação, em Brasília
pppp
Goiás atinge a marca de mil transplantes de órgãos
rio1
Saúde recomenda a vacinação na temporada 2024 do Araguaia
vas2
Vanderlan fala que Goiânia precisa de gestão com "sensibilidade"
cachorro
OAB GOIÁS E OAB DF se unem em campanha contra o abandono de animais
ed1
Caiado participa de reunião do Conselho da Federação, em Brasília
pppp
Goiás atinge a marca de mil transplantes de órgãos
rio1
Saúde recomenda a vacinação na temporada 2024 do Araguaia
vas2
Vanderlan fala que Goiânia precisa de gestão com "sensibilidade"