Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Troca de equipamentos agiliza atendimentos no Carnaval em Goiás

Modernização da infraestrutura elétrica permite transportar mais energia em comparação com rede monofásica, o que reduz o risco de sobrecargas e interrupções

A cidade de Goiás, conhecida por seu centro histórico tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, atrai turistas durante todo o ano, especialmente no carnaval. Com uma rica tradição cultural, blocos de rua, desfiles e shows, o município é um dos destinos mais procurados por foliões que buscam diversão e contato com a história e a natureza local.

Pensando nesse aumento expressivo de visitantes e na maior demanda por energia, a Equatorial Goiás realizou uma série de ações para reforçar a estrutura da rede elétrica da região. Entre as ações, destaca-se a substituição de religadores, a implementação de telemanobras e a interligação de alimentadores, que garantem mais agilidade no restabelecimento de energia e mais segurança para os consumidores. Os equipamentos são fundamentais para o correto funcionamento da rede de distribuição.

Novo religador

Um dos destaques das ações realizadas na cidade de Goiás foi a substituição de um religador antigo por um mais moderno e eficiente. Mas, afinal, o que é um religador? De forma simples, o religador é um dispositivo instalado na rede elétrica que ajuda a proteger o circuito contra falhas. Ele funciona como uma espécie de “chave automática”, que detecta problemas na rede, como curtos-circuitos ou quedas de energia, e pode desligar e religar o sistema de forma segura e controlada.

“Com o novo religador, podemos identificar e isolar falhas na rede de forma remota, o que reduz consideravelmente o tempo necessário para restabelecer a energia em caso de interrupções. Essa tecnologia traz mais agilidade e eficiência, garantindo que os clientes fiquem menos tempo sem energia,” afirma Tiago.

Com o novo religador, a Equatorial Goiás consegue monitorar a rede elétrica em tempo real e fazer ajustes à distância. Essa tecnologia é conhecida como telemanobra, que permite que as equipes técnicas realizem operações diretamente do Centro de Operações Integradas (COI), em Goiânia, sem a necessidade de enviar técnicos ao local.

“A telemanobra é um grande avanço para o sistema elétrico. Em vez de esperar que uma equipe chegue até o local para fazer reparos, conseguimos resolver muitas situações remotamente. Isso reduz significativamente o tempo que os clientes ficam sem energia em caso de falhas,” explica o gerente executivo de Obras da Regional de Sudoeste, Tiago Sobreira.

Obras garantem reforço no sistema elétrica

Outra ação importante realizada pela distribuidora foi a interligação de alimentadores, que são os circuitos responsáveis por distribuir energia para diferentes regiões da cidade. Antes da obra, esses alimentadores funcionavam de maneira isolada, o que significava que, se um deles apresentasse problemas, toda a área atendida por aquele circuito ficava sem energia até que o reparo fosse feito.

Com a interligação dos alimentadores, é possível realizar o que os técnicos chamam de “manobras de suplência”. Na prática, isso significa que, se um dos circuitos tiver algum problema, a energia pode ser transferida para o outro circuito, garantindo que os consumidores fiquem o menor tempo possível sem fornecimento.

“Essa obra traz uma segurança muito maior para o sistema elétrico da cidade. Se houver um problema em um alimentador, podemos rapidamente transferir a carga para outro, garantindo que a população não fique sem energia por longos períodos,” destaca o superintendente da regional Sudoeste, Adriano Coloni.

Sobre a Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

RAIO
Goiás já soma um milhão e meio de raios apenas em 2025
Requerimento para Secretaria de Meio Ambiente
Requerimento para Secretaria de Meio Ambiente
coto
Caiado renova convênio do Governo de Goiás com Vila São Cottolengo
dedo1
Equatorial Goiás leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia para SLMBelos
RAIO
Goiás já soma um milhão e meio de raios apenas em 2025
Requerimento para Secretaria de Meio Ambiente
Requerimento para Secretaria de Meio Ambiente
coto
Caiado renova convênio do Governo de Goiás com Vila São Cottolengo
dedo1
Equatorial Goiás leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia para SLMBelos