Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Vanderlan destaca papel do Congresso no agro na Tecnoshow 2025

Senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO)/Fotos: Kevin Lucas

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) participou, nesta segunda-feira (7), da abertura oficial da Tecnoshow Comigo 2025, realizada no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Considerada a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste brasileiro, o evento deve receber cerca de 150 mil visitantes até sexta-feira (11), com a participação de 695 expositores e previsão de movimentar mais de R$ 10 bilhões em negócios.

Em seu discurso, Vanderlan ressaltou o protagonismo do Congresso Nacional na aprovação de projetos estruturantes para o país, especialmente no setor agropecuário. “Muitas vezes só aparecem os parlamentares que fazem barulho nas redes sociais. Mas os projetos verdadeiramente importantes para esta nação são aprovados por parlamentares que, assim como eu, não fazem barulho, mas trabalham e vêm aprovando as pautas importantes no Congresso Nacional”, afirmou.

O senador destacou também o papel do legislativo no fortalecimento do cooperativismo e lembrou da articulação que resultou na ampliação do acesso ao crédito para pequenas cooperativas. “Conseguimos garantir que os pequenos cooperados tenham acesso a taxas melhores que as praticadas pelos bancos tradicionais. Isso foi fruto de articulação política e, claro, com apoio de instituições como o Banco Central”, disse.

Durante a fala, Vanderlan citou conquistas legislativas relevantes, como a modernização do marco legal da banda larga e os avanços no debate sobre inteligência artificial. Segundo ele, o projeto que destravou os investimentos em conectividade nas escolas partiu do atual vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, e só avançou após mobilização no Senado. “Resgatamos esse projeto que estava parado havia anos, transformando concessões arcaicas em autorizações que permitiram novos investimentos. Hoje, a maioria das escolas já tem internet. E agora, estamos discutindo o 5G e a regulamentação da inteligência artificial”, ressaltou.

O senador também criticou a falta de valorização da pesquisa no Brasil e exaltou a produção científica goiana. “Temos na Universidade Federal de Goiás alguns dos melhores pesquisadores do país. O primeiro curso de inteligência artificial do Brasil foi criado lá, e os profissionais formados já prestam serviços para empresas do mundo todo. Ainda assim, são mais reconhecidos fora do que dentro do país”, lamentou.

Por fim, Vanderlan elogiou a estrutura da Tecnoshow e a força do agronegócio goiano. Segundo ele, a feira “é uma das mais bem organizadas do país” e demonstra que Goiás tem o que mostrar ao Brasil e ao mundo. “Goiás não é um estado de covardes. É um estado de gente guerreira, trabalhadora, que faz a diferença e não se acovarda”, concluiu.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

pi-1
Goianésia: Equatorial leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia
caiado
Caiado propõe plano de segurança com modelo de Goiás
caia
Por unanimidade, TRE-GO derruba inelegibilidade de Caiado
1-2
Governo acelera investimentos em infraestrutura rodoviária com 40 obras
in
Instituto leva capacitação e consultoria a empreendedores de Goiás
pi-1
Goianésia: Equatorial leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia
caiado
Caiado propõe plano de segurança com modelo de Goiás
caia
Por unanimidade, TRE-GO derruba inelegibilidade de Caiado
1-2
Governo acelera investimentos em infraestrutura rodoviária com 40 obras
in
Instituto leva capacitação e consultoria a empreendedores de Goiás