O quadro de nomes de prefeituráveis em Arenópolis não é farto. São poucas opções. Os que são oposição ao prefeito Osvaldo Pinheiro Dantas, o Pompílio, falam da necessidade de encontrar um nome para ir a disputa e enfrentá-lo com condições de vitória.
A reportagem conversou com o prefeito Pompílio. Mas ele se negou a falar de política. Afirma que é cedo para tratar desse assunto. Diz que só na hora oportuna vai se manifestar. Pompílio mudou de partido. Agora é do PSDB. Teve que sair do PMDB por causa de indisposição com a direção estadual do partido.
Se Pompílio aceitar ser candidato a reeleição a oposição terá dificuldade de achar nome competitivo para enfrentá-lo. Esse nome de adversário forte existe. Mas não aceita mais disputar eleição. Ele é o do ex-prefeito Antônio Paião de Campos, o Antônio Dentista (DEM). A reportagem falou com ele. Ele nos convence de que não quer mesmo atuar na política. Mostra-se satisfeito com tudo que já fez pela cidade no mandato 2009/2012 e agora quer cuidar de suas coisas. Certamente a oposição não vai poder contar com seu peso eleitoral como concorrente. Talvez apenas uma ajuda dele ao grupo que pertence. A esposa de Antônio Dentista, a carismática e muito querida pelo povo, senhora Mariana, também é lembrada para candidatura a prefeita. Mas assim como ele, também não deve estar disposta a disputas.
Ao imaginar nomes os que são oposicionistas ao prefeito Pompílio cogitam Ovarci Vilela (PSD), vereador e agente político preparado para sentar numa cadeira de prefeito. A reportagem não conseguiu falar com ele, a fim de saber como está sua disposição.
Geraldo Vaz, vereador pelo DEM, contou para a reportagem que o senador Ronaldo Caiado, desse mesmo partido, cobra candidatura do grupo e sugeriu que ele vá ao embate. Mas Geraldo afirmou para nossa reportagem que prefere apenas ajudar um outro nome oposicionista a ser eleito prefeito.
Em Arenópolis desponta um nome novo nos meios políticos: Flávio Cristiano da Silva, o Flávio Tatu. Ele está no PP. Mora há pouco tempo na cidade, mas já inseriu bem dentro da sociedade local. É um empresário cujo nome é lembrado. A reportagem falou com ele. Afirma que gosta de política. Mas diz que não tem interesse imediato no assunto.
Um outro jovem valor da sociedade arenopolina é o produtor rural Flávio Júnior, presidente do Sindicato Rural. O nome dele é lembrado porque tem mostrado competência naquilo que faz. A reportagem não conseguiu falar com ele. Flávio Júnior é filiado ao PMDB.
O desânimo com política também contagia a sociedade arenopolina. Por exemplo, Waltervânio de Oliveira, o Kakim, comerciante e produtor rural e que já foi atuante na área política, mostra decepcionado com tudo que vê. Igual a ele, são vários arenopolinos descontentes com o rumo da política local e brasileira.