Em sentença proferida no dia 9 de setembro o juiz João Luiz da Costa Gomes, da Comarca de Sanclerlândia, cassou o diploma do prefeito empossado e no exercício do cargo em Buriti de Goiás, Eliés Alves Pinto (PMDB), bem como de seu vice José Sérgio Magno (PTB). Além da cassação do diploma e, consequentemente, do mandato, há na sentença uma inegibilidade de 8 anos.
Essa decisão ainda tramita Ainda não está claro se o prefeito poderá recorrer da sentença no cargo. Nas próximas horas deverá haver mais desdobramentos para o caso. A condenação do prefeito é em atendimento a um pedido do Ministério Público que propôs uma ação de investigação Judicial Eleitoral em razão de abuso do poder político e de autoridade. Isso tem a ver com o uso indevido de um caminhão do poder público municipal que fizera transporte ilegal de insumos para produtores rurais, com a finalidade de obtenção de vantagens eleitorais no pleito de outubro do ano passado Eliés era, na época, prefeito e candidato a reeleição.
A defesa do prefeito tinha alegado que era prática rotineira do caminhão da Prefeitura em fazer transporte de insumos para produtores rurais. Mas a sentença ressaltou que, conforme provas testemunhais, o veículo tinha ficado parado anteriormente, sem prestar esse serviço de auxílio.
Nos próximos dias deverá mais lances no caso dessa cassação. O prefeito deverá ser notificado pela Justiça. Isso pode culminar na realização de uma nova eleição no município de Buriti de Goiás, cidade vizinha de São Luís de Montes Belos.