A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, presidida pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), aprovou nesta terça-feira (27), convite ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para falar sobre a recente decisão do Copom acerca da taxa básica de juros da economia, a Selic. Os requerimentos foram apresentados pelos senadores Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Ciro Nogueira (PP-PI), Rogerio Marinho (PL-RN) e Plínio Valério (PSDB-AM).
Para o presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso, a visita será importante para verificar as novas perspectivas do Banco Central em relação à Selic, uma vez que a Ata do Copom, publicada nesta data, apontou para uma mudança no cenário futuro da inflação.
“A ata do Copom sinalizou para uma possível redução dos juros nas próximas reuniões do Conselho e isso é muito positivo. Portanto, é necessário continuarmos acompanhando esse assunto, e o presidente do Banco Central é a melhor pessoa para falar do tema aqui no Senado”, explicou Vanderlan.
Campos Neto esteve na CAE no último dia 25 de abril. Na ocasião, falou sobre a Selic, que desde agosto de 2022 tem se mantido em 13,75%, e apresentou dados e informações relacionadas aos estudos e pesquisas que fundamentam as decisões do Copom.
A expectativa do presidente da CAE é que o presidente do BC aceite o convite. “Campos Neto sempre foi muito solícito a todos os convites do Congresso Nacional e acreditamos que ele virá aqui mais uma vez explicar esse novo cenário”, disse Vanderlan, lembrando que a data da visita ainda será definida.