A Câmara de Iporá, para a legislatura 2017/2020 passa a ter uma renovação de mais de 50% de seus membros. Alguns não tinham candidatado e dos que foram à tentativa de reeleição, dois deles foram reprovados nas urnas: Cleudes Alves (PP) e Chico Paulo (PSDB), ambos da base do atual prefeito.
Essa renovação da Câmara de Iporá passa pela eleição de cinco que são totalmente novos em experiência legislativa: Keilo Borges, o Keião (PHS), Samuel Queiroz (SD), Carmo Freitas (PMDB), Marinho da Mata (DEM) e Paulo Maisena (PTC).
Keilão, Samuel, Carmo, Marinho e Paulo Maizena: novos na Câmara de Iporá
Foram seis reeleitos da Câmara atual; quatro da bancada situacionista e e dois da oposição. Pela situação, foi eleito como campeão de votos Aurélio Fábio (PTB) com 756 votos e mais: Eder Manoel (PTB), com 724 votos; Wenio Pirulito (PSD), com 612 votos e Suélio Gomes (PTN), com 609. Pela oposição foram reeleitos Paulo Alves (PT), com 522 votos e Didi Coutinho, com 517.
Dois que são ex-vereadores estão voltando à Câmara: Eurides Laurindo e Divino Pirigoso. Eurides volta pelo PDT, com 528 votos. Pirigoso volta pelo PR, com 408 votos.
Oposição é maioria na Câmara
Em uma Câmara com 13 membros o prefeito eleito, Naçoitan Leite (PSDB) só tem cinco vereadores. São eles Aurélio, Eder, Pirulito, Suélio e Samuel, o novato. Os demais são de outras coligações. No grupo político de Amarildo Martins (PR) foram eleitos Keilão, Paulo Alves, Marinho da Mata, Eurides e Pirigoso. Entre os do grupo de João Batista Alves foram eleitos Didi Coutinho, Carmo Freitas e Paulo Maizena.