Aconteceu nesta quinta-feira (05), a sessão de apreciação e votação do parecer final da comissão processante, que apurou denúncia em desfavor do prefeito de Caiapônia Caio Lima. Na sessão, o mandato de Caio Lima foi cassado por 9 votos a 2.
A denúncia de prática de infrações político-administrativas foi feita por dois eleitores e acolhida em novembro de 2019. Os trabalhos da comissão processante começaram em 07 de dezembro.
SESSÃO
No início da sessão a defesa do prefeito requereu o adiamento da mesma, alegando que o cliente não teve acesso ao parecer final e também não houve a citação em tempo hábil. O adiamento foi negado pelo presidente da Câmara.
Na sequência, o parecer final da denúncia, que teve como relator o vereador Walério Rodrigues, foi lido na íntegra. Em seguida houve a leitura da defesa do acusado.
Durante a sessão, os vereadores puderam utilizar a palavra. Houve discursos acalorados, alguns acusando e outros defendendo Caio Lima.
Em sustentação oral, a defesa Caio Lima classificou que a comissão analisou o processo com parcialidade, além de citar que parte dos vereadores disseminaram discursos de ódio contra o acusado. Outro ponto abordado pela defesa foi que os vereadores não analisaram o mérito do processo, julgando apenas por ideologia política. Em outro ponto da sustentação a defesa rebateu as acusações formalizadas no processo.
CASSAÇÃO
Nos dois quesitos colocados em votação, o mandato de Caio Lima foi cassado por 9 votos a 2. Com isso, a vice-prefeita Carmem Lúcia assume o executivo municipal.
Daqui a pouco mais informações.
Fonte: Folha de Caiapônia
Caio Lima: Prefeito cassado