Neste sábado passado, 19, um ato do Diretório Estadual do PTB destituiu o comando local do partido em Iporá, até então com o vereador Aurélio Fábio Teixeira.
O argumento do Diretório Estadual do PTB é de que a sigla em Iporá fez ato de desobediência a uma resolução interna, a qual proíbe que este partido faça coligações com algumas siglas, dentre elas, com o PSDB. Isto foi feito em Iporá, onde o PTB aderiu a coligação encabeçada pelo partido presidido por Naçoitan Leite.
A reportagem procurou o vereador Aurélio Fábio, o qual disse que estava muito descontente com isso, mas enfatizando que o que foi feito está consolidado, uma vez que a intervenção veio depois que tudo já estava providenciado, com documentação em Cartório Eleitoral que define a coligação com o PSDB. Afirma que nada ocorrerá de transtorno com a chapa de candidato de 10 vereadores, sendo o próprio Aurélio Fábio um deles.
Aurélio culpa por tudo isso Amarildo Martins, afirmando que este tentou uma união forçada, enquanto que o certo seria uma aliança com base em diálogo e entendimento. Afirma que futuramente deixará este partido. Por sua vez, Amarildo Martins afirmou para a reportagem do OG que não tem nada a ver com isso, tanto é que o PTB também não pode coligar com seu partido, que é DEM, o que mostra que não interferiu neste fato, sendo de competência exclusiva da direção do PTB estadual.
O novo presidente da Comissão Provisória do PTB de Iporá é Marinho Oliveira da Mata Júnior, o qual nos enviou a nota que se segue:
NOTA A IMPRENSA
PTB de Iporá através do presidente da comissão provisória Marinho Júnior, vem a público informar a decisão do diretório estadual que destituiu a comissão do PTB de Iporá e nomeou uma nova comissão de intervenção, haja visto que a comissão fora destituída por descumprimento da resolução 89/2020, de 4 de setembro*, que proíbe a coligação partidárias entre petebistas e candidatos ligados ao PT, PSOL, PCdoB, PDT, REDE, PSB, PCB, PSTU,PCO,DEM e PSDB*.
No dia 14 de setembro de 2020, o PTB de Iporá firmou coligação como PSDB, PSB, PSOL E PSD, através de ata devidamente registrada no TRE-GO, descumprindo a resolução acima citada.
A comissão anterior já havia sido informada através do vice presidente estadual do PTB, o qual este presente por dois dias na cidade de Iporá dias 15 e 16 de setembro para informar pessoalmente a proibição imposta pela executiva nacional e acompanhar o cumprimento da mesma.
A comissão de intervenção não foi contatada por nenhum partido local para firmar nova coligação tendo em vista as eleições municipais de 2020, sendo que se houver interesse em coligar com partidos que não são proibidos pela executiva nacional, esta comissão virá a público através de nota informar a decisão tomada com os membros da comissão de intervenção e em conformidade com a executiva estadual e nacional.
Marinho Oliveira da Mata Júnior
Presidente da comissão provisória do PTB de Iporá
Iporá – GO 19/09/2020