O deputado estadual Karlos Cabral e o vereador de Iporá, Valdomiro Alves, realizaram na última sexta-feira (30), a Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência com objetivo de mobilizar, articular e discutir a implementação do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência.
Segundo o vereador, Iporá precisa avançar na infraestrutura pública, com a adaptação de meios de transporte, escolas, banheiros às pessoas com deficiência, já que isso é um direito garantido a todo ser humano. “Exercitar este direito tem sido um dos maiores desafios enfrentados diariamente por pessoas com deficiência. Só quem vive na pele os problemas enfrentados no dia a dia que tem condições de pensar e propor soluções para estes desafios que o município impõem”, afirmou Valdomiro.
Entre os maiores problemas relatados pelos presentes estão as questões ligadas a estrutura de Iporá, como calçadas deformadas, falta de rampas, dentre outros.
De acordo com dados, Iporá possui cerca de 30% de pessoas com deficiência, média que fica acima de Goiás e do Brasil: 23,5% e 23%, respectivamente.
A “Acessibilidade como Direito” foi trabalhada pelo mandato do deputado Karlos Cabral, baseado no decreto nº 5.296 que define acessibilidade. Também foram construídas estratégias para ampliação e o fortalecimento de Conselhos Municipais de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência.
Iporá já possui um conselho, instituído pela lei municipal 1539/2013, mas foi durante a conferência que foram escolhidos os nomes dos componentes, representados pela sociedade civil e organizações, porém, uma adaptação na lei deve incluir um representante do legislativo e outro do executivo.
O deputado Karlos Cabral parabenizou os presentes e sugeriu que o conselho formado durante a conferência elaborasse uma carta da conferência, que servirá como “um instrumento de comunicação e afirmação da luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência do Município de Iporá”.
Evento foi realizado na última sexta-feira com objetivo de discutir a implementação e o fortalecimento do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência