Com críticas ao governo atual e descartando qualquer chance de fazer composição política com a base marconista, Vanderlan Cardoso, presidente do PSB estadual, visitou Iporá nesta terça-feira, 24. Depois de alguns contatos na cidade, fez reunião de caráter regional no recinto da Câmara de Vereadores.
A visita em Iporá foi parte de um roteiro de viagens na direção oeste do Estado. A terça-feira de Vanderlan Cardoso começou pela manhã em Palmeiras de Goiás. Passou por várias cidades, com reuniões políticas, até chegar à Iporá.
A reunião local contou com organização de Wenio Pirulito, vereador em Iporá e que agora é presidente do PSB no município. Antes da vinda de Vanderlan, a sua assessoria também organizou o roteiro de visitas que prossegue hoje, na quarta-feira, com idas a Palestina, Caiapônia, Doverlândia e outras cidades.
Vanderlan foi recebido em Iporá pelo advogado Estevão Batista de Morais que filiou no PSC (Partido Socialista Cristão) e que é do grupo que apóia a pré-candidatura a governador de Vandertlan Cardoso. Outro que recebeu Vanderlan em Iporá foi o ex-vereador Sílvio Liandro que agora preside a Comissão Provisória de um partido que também está apoiando essa pré-candidatura: o PRP (Partido Republicano Progressista). Além destes de sua base de partidos apoiadores, Vanderlan foi recebido pelos vereadores Cleudes Alves (PMN), Suélio Gomes (PR), Valdomiro de Paula (PT), Duílio Siqueira (PSDB), Aurélio Fábio Teixeira (PTB), Éder Manoel (PTB) e por outras lideranças da comunidade. O médico Clayrton Leão Filho fez um entusiasmado discurso de saudação a Vanderlan afirmando que o Oeste Goiano não pode perder a chance de eleger um filho da terra para o cargo maior do Estado, pois é a grande oportunidade de desenvolvimento regional.
Estiveram na reunião lideranças políticas de Fazenda Nova, Amorinópolis, Diorama, Jaupaci, Moiporá e Ivolândia. Na oportunidade foram empossados presidentes de comissões provisórias de partidos aliados. O discurso de Vanderlan Cardoso foi de agradecimento pela recepção ao seu nome nos municípios da região. Confirmou seu desejo de chegar a ser um candidato, mas lembrou da aliança política que tem com o Democratas e com o deputado federal Ronaldo Caiado, o qual poderá, segundo ele, também ser candidato a governador pela terceira via em Goiás, pois também é alternativa nova para administrar Goiás. Vai se candidatar aquele que estiver em melhores condições, disse Vanderlan. Boa parte de seu discurso foi de críticas ao atual governo, o qual avalia ser sem gestão e sem planejamento. Dentre as críticas, as de que ao levar indústrias para o interior privilegia-se apenas certas regiões. Disse da falta de apoio para o funcionalismo estadual, que a educação vai mal, a estratégia de organizações sociais para gerir a saúde não tem funcionado bem e que a segurança pública está péssima.
Com Vanderlan Cardoso estão visitando as cidades da região Joaquim Jacinto de Lima, o Liminha, presidente do PSC em Goiás e Gerciley Batista, vice-presidente do PRP no Estado.